Resumo:
Atualmente a informação se transformou em um instrumento de valor imprescindível
para a sociedade, e tentar entendê-la e organizá-la tornou-se tarefa primordial nas
organizações, independente da sua natureza. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve
como objetivo diagnosticar a situação dos arquivos escolares do município de
Cabedelo – Paraíba, partindo da hipótese de que tais arquivos não detêm uma
organização sistematizada, amparada por parâmetros arquivísticos. Em termos
metodológicos, a pesquisa se classifica como empírica, tendo como modelo de
abordagem o quantiqualitativo, e utilizando das tipologias exploratórias e descritivas.
Através do diagnóstico aplicado nas escolas, sendo este construído na pesquisa e
direcionado especificamente para arquivos escolares, confirmamos a hipótese
apresentada, visto que observamos uma despadronização na gestão documental
das escolas. Destacamos também inúmeras distorções sobre o meio arquivístico,
desde questões relativas aos recursos humanos até a infraestrutura. Apresentamos
na pesquisa através da divisão de categorias, pontos específicos dos arquivos
diagnosticados, buscando desta forma contribuir para outros arquivos da mesma
natureza, visto que, a documentação produzida não diverge, em sua grande maioria,
de outras escolas. Por fim, destacamos a necessidade da inserção de princípios
arquivísticos em todas as suas perspectivas, para que, assim, além de desvelar os
cadeados dos arquivos, consigamos abrí-los para a sociedade.
Descrição:
MOREIRA, Anna Carollyna de Bulhões. Desvelando os cadeados dos arquivos escolares: Diagnóstico
das escolas municipais de Cabedelo - PB. 2011. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.