dc.description.abstract |
Entendendo a sexualidade como um aspecto inerente à condição humana, o desenvolvimento
e a expressão da sexualidade na infância é um tema que muitas vezes é tratado como tabu
pelos adultos, especialmente quando se trata de manifestações desses comportamentos
sexuais, que são típicos da idade, porém tratados muitas vezes de forma inibitória, mística,
omissa, repressiva. Diante dessa problemática, o objetivo deste trabalho é discutir em uma
perspectiva sócio-histórica e psicanalítica a sexualidade infantil e as afetações e reações de
suas manifestações por parte da sociedade, família e espaços educacionais. Para isto, o
presente trabalho adota uma abordagem com ênfase no método bibliográfico de cunho
exploratório. Foi realizada uma pesquisa abrangente nas obras clássicas de autores
renomados, como Philippe Ariès, Michel Foucault e Sigmund Freud, que abordam temas
relacionados à sexualidade e à infância. Além disso, outros autores também foram utilizados
na construção deste artigo. Os resultados evidenciam que, mesmo após um século das
primeiras investigações de Freud, a sexualidade infantil ainda é um tema tabu. E as formas de
lidar com ela ainda conservam traços históricos descritos por outros autores. Nesse sentido, a
compreensão da infância passa a ser fortemente influenciada por construções sociais e
discursos, ressaltando a necessidade de uma abordagem mais aberta e crítica. |
pt_BR |