Resumo:
A revisão aborda a planta Alpinia speciosa K. Schum., também conhecida como Alpinia zerumbet, originária da Ásia e pertencente à família Zingiberaceae, popularmente chamada de 'colônia' no Brasil. Das partes aéreas, é obtido o óleo essencial ou extratos, os quais, apresentam diversas propriedades benéficas, através dos seguintes efeitos: antimicrobiano, antiestresse, bloqueador neuromuscular, calmantes, depressores do sistema nervoso central, entre outros. A espasticidade, caracterizada por aumento anormal na tensão muscular devido a disfunções no sistema nervoso central (S.N.C), especificamente, na lesão do sistema piramidal, levando a Síndrome do Neurônio Motor Superior (SNMS), evidenciada nas condições neuropatológicas, como lesões medulares, AVC, esclerose múltipla entre outras. A SNMS é considerada como a principal causa de espasticidade em adultos, resultante de lesões isquêmicas, hemorrágicas, autoimune ou traumáticas na medula espinhal ou no cérebro.
O estudo se propõe a analisar a eficácia do óleo de Alpinia zerumbet em indivíduos com espasticidade muscular pós-AVC, utilizando descritores específicos em pesquisas nos bancos de dados Pubmed e Scielo. Dos 53 resultados encontrados, sete artigos foram selecionados com base na aplicação do óleo essencial em humanos e seus efeitos na espasticidade muscular. A revisão dos artigos resultou em dois estudos incluídos nos resultados da pesquisa, justificados no contexto da revisão. Após a análise dos trabalhos selecionados, evidenciou-se que o óleo de Alpinia zerumbet apresenta eficácia na redução da espasticidade muscular.
Descrição:
SOUZA, Samir Rosa de. Análise do efeito do óleo de Alpinia Zerumbet na espasticidade muscular em indivíduos pós-AVC: revisão integrativa. 2023. 12 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.