Resumo:
RESUMO
A produção desse artigo é resultado do interesse e da importância em se analisar os conflitos que surgem entre os funcionários de uma instituição escolar. O estudo apresenta conceitos sobre gestão de pessoas e de conflitos dentro de um ambiente escolar entre colaboradores que trabalham no mesmo espaço, com regras muito próprias e interesses muito distintos. Assim, propomo-nos a analisar os conflitos vivenciados por estes, no contexto de funcionamento da instituição escolar. O trabalho na escola é muito mais produtivo quando existe mediação com metodologia eficaz para uma boa gestão, favorecendo a socialização e interação dos funcionários, promovendo ainda uma convivência dinâmica e prazerosa, contribuindo de forma satisfatória para um bom desempenho no seu desenvolvimento profissional e social. Esse estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e teve como fundamentação teórica as concepções de autores, como: Robbins, Judge e Sobral (2010), Kananane (1999), McIntyre (2007), Nascimento e Sayed (2017), Neto (2005) dentre outros, que discutem os conflitos de gestão de pessoas em uma instituição como uma alternativa para uma melhoria na busca de uma atividade dinâmica e prazerosa. Com o intuito de identificar os principais conflitos existentes na escola, realizou-se também uma roda de conversa com todos os funcionários. Este estudo aborda a importância do diálogo individual de cada funcionário e proporciona também a melhoria escolar. Diante dos resultados obtidos com a pesquisa constatou-se que é possível neutralizar os efeitos negativos gerados pelo conflito, transformando-os em oportunidades de crescimento pessoal, profissional como também institucional.
Palavras-Chave: Organizações, Conflitos, Gestão.
Descrição:
Santos, Romualdo dos, Conflitos nas Organizações escolares: Como liderar de Forma Democrática Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022