UEPB - Repositório Digital

23112023Conflitos nas Organizações Escolares: Como liderar de Forma Democrática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Romualdo dos
dc.date.accessioned 2024-02-02T22:55:13Z
dc.date.available 2024-02-02T22:55:13Z
dc.date.issued 2022-12-07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30947
dc.description Santos, Romualdo dos, Conflitos nas Organizações escolares: Como liderar de Forma Democrática Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022 pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A produção desse artigo é resultado do interesse e da importância em se analisar os conflitos que surgem entre os funcionários de uma instituição escolar. O estudo apresenta conceitos sobre gestão de pessoas e de conflitos dentro de um ambiente escolar entre colaboradores que trabalham no mesmo espaço, com regras muito próprias e interesses muito distintos. Assim, propomo-nos a analisar os conflitos vivenciados por estes, no contexto de funcionamento da instituição escolar. O trabalho na escola é muito mais produtivo quando existe mediação com metodologia eficaz para uma boa gestão, favorecendo a socialização e interação dos funcionários, promovendo ainda uma convivência dinâmica e prazerosa, contribuindo de forma satisfatória para um bom desempenho no seu desenvolvimento profissional e social. Esse estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e teve como fundamentação teórica as concepções de autores, como: Robbins, Judge e Sobral (2010), Kananane (1999), McIntyre (2007), Nascimento e Sayed (2017), Neto (2005) dentre outros, que discutem os conflitos de gestão de pessoas em uma instituição como uma alternativa para uma melhoria na busca de uma atividade dinâmica e prazerosa. Com o intuito de identificar os principais conflitos existentes na escola, realizou-se também uma roda de conversa com todos os funcionários. Este estudo aborda a importância do diálogo individual de cada funcionário e proporciona também a melhoria escolar. Diante dos resultados obtidos com a pesquisa constatou-se que é possível neutralizar os efeitos negativos gerados pelo conflito, transformando-os em oportunidades de crescimento pessoal, profissional como também institucional. Palavras-Chave: Organizações, Conflitos, Gestão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jurani Oliveira Clementino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Organizações Escolares pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.title 23112023Conflitos nas Organizações Escolares: Como liderar de Forma Democrática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta