Resumo:
O tema da educação inclusiva possui grande relevância no que diz respeito ao contexto geral da inclusão na sociedade. O alunado com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ser incluído no sistema de ensino regular brasileiro, com o intuito de se promover a equidade social, igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação. Para isso, os profissionais que atuam no processo educacional devem estar preparados para exercer este papel. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é descobrir e analisar a percepção dos profissionais da educação com relação ao processo de inclusão dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas regulares. O método utilizado para atingir este objetivo é a realização de revisão de literatura sobre a temática proposta; análise da legislação pertinente; e, por fim, a aplicação de um questionário para coletar informações acerca da percepção do corpo gestor e docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Anésio Leão, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os questionários foram realizados com caráter qualitativo, sem aplicação de técnicas estatísticas. Concluiu-se, então, que os profissionais que compuseram o objeto deste estudo concordam com a inclusão educacional em escolas regulares, no entanto, não se sentem realmente aptos para o trabalho neste contexto inclusivo, ressaltando a necessidade de maior disponibilidade de cursos de capacitação, bem como a devida adequação do espaço físico e dos materiais de ensino para que a inclusão no processo educacional possa acontecer de forma efetiva.
Descrição:
VASCONCELOS, Thalya Lanusse Montenegro de. A escola regular e o processo de inclusão educacional
[manuscrito] : múltiplos olhares. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas
Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.