Resumo:
A Matemática é uma ciência importante na vida do ser humano, embora muitos não se simpatizem ou possuam dificuldades em relação à disciplina escolar. Dificuldades essas, que podem estar na base do ensino matemático como é o caso das quatro operações básicas, por exemplo. Dito isto, surgiu a inquietação em investigar como o conhecimento, a interpretação e o domínio de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a respeito das operações estavam sendo estruturadas. Assim, foi desenvolvido em uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB, uma pesquisa na qual havia uma direção no sentido de investigar a situação desenhada. Fundamentou-se teórico-metodologicamente a partir de campos como a psicologia e a sociologia da educação, para entender ‘por que as pessoas aprendem ou não aprendem a Matemática?’. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa por meio de três questionários cujo objetivo geral foi investigar e identificar quais as dificuldades que estudantes do 9º Ano têm com as operações fundamentais da Matemática. Partindo desse pressuposto, buscou-se (i) identificar os agentes causadores das dificuldades para com as operações, (ii) averiguar a relação que os estudantes têm com a Matemática; (iii) expor dados concretos a respeito do nível de aprendizado em relação às operações. Diante do exposto, concluiu-se que, apesar de considerar a matemática escolar positiva e boa, muitos estudantes não se sentem motivados e nem gostam da Matemática o que reflete no desempenho ruim dos questionários, sobretudo quando relacionadas a interpretação.
Descrição:
SILVA, M. S. A (não)interpretação de enunciados, sobre operações fundamentais da matemática, por alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.