UEPB - Repositório Digital

Responsabilidade Social como estratégia de negócios: Os microempreendedores de materiais recicláveis (sucatas) na Cidade de Patos-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Kevin Rhuan de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-02-26T13:10:06Z
dc.date.available 2024-02-26T13:10:06Z
dc.date.issued 2023-11-21
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.408
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31031
dc.description RAMOS, K. R. O. Responsabilidade Social como estratégia de negócios: Os microempreendedores de materiais recicláveis (sucatas) na Cidade de Patos-PB. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O estudo teórico associado à prática sobre responsabilidade social como estratégia de negócios é amplamente discutido na área de conhecimento da Administração, mas quanto se refere ao processo da logística reversa, mais especificamente, dos microempreendedores de sucatas de material reciclável ainda é pouco estudado. Mas, muitos pesquisadores poderia se interessar por esses estudos, já que o mesmo vai de encontro ao balanço do capital, social e ambiental, enfim o tema responsabilidade social estratégia de negócios possui um campo de estudo extremante amplo. Este teve como tema “Responsabilidade Social Como Estratégia de Negócios: os microempreendedores de materiais recicláveis (sucatas) na Cidade de Patos – PB, no qual o objetivo central foi identificar a responsabilidade social como estratégia de negócios, estabelecendo relações entre os microempreendedores de sucatas na Cidade de Patos-PB e as práticas de negócios com os materiais recicláveis. A metodologia adotada teve como área de estudo a Cidade de Patos-PB, mas especificamente os bairros do Jatobá e Bivar Olinto, no qual o procedimento se baseou na pesquisa bibliográfica e de campo. O caráter do método foi o quali-quantitativo, técnica investigativa, com uma amostragem de 5 (cinco) sucatas, no qual a pesquisa foi realizada entre os dias 25/09 a 16/10/23, por meio de um questionário semiestruturado. Foram utilizadas dois tipos de plataformas: Word 2010 e o Excel 2010, a fim de realizar a digitação e a tabulação dos dados. Quanto aos resultados o estudo evidenciou a investigação das sucatas diante dos microempreendedores quanto à estratégia de negócios, já a discussão se deu com base nas respostas dos pesquisados, portanto, a responsabilidade social surgiu como temática de preocupação e a estratégia de negócio de sucatas de materiais recicláveis como uma atividade comercial e econômica. Este estudo buscou demonstrar que ambos os conteúdos estão interligados. Conclui-se, com o propósito deste trabalho conceituar responsabilidade social, estratégia de negócios, ramo das sucatas de material reciclável, demonstrando a importância da prática do microempreendedorismo. As sucatas ou, pelo menos, o que se pretende seria o beneficiamento das práticas de negócios diante responsabilidade social, tanto dos sucateiros com todo o processo da logística. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Aretuza Candeia de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Responsabilidade social pt_BR
dc.subject Estratégia de negócios pt_BR
dc.subject Materiais recicláveis pt_BR
dc.title Responsabilidade Social como estratégia de negócios: Os microempreendedores de materiais recicláveis (sucatas) na Cidade de Patos-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta