dc.description.abstract |
O estudo teórico associado à prática sobre responsabilidade social como estratégia de
negócios é amplamente discutido na área de conhecimento da Administração, mas quanto se
refere ao processo da logística reversa, mais especificamente, dos microempreendedores de
sucatas de material reciclável ainda é pouco estudado. Mas, muitos pesquisadores poderia se
interessar por esses estudos, já que o mesmo vai de encontro ao balanço do capital, social e
ambiental, enfim o tema responsabilidade social estratégia de negócios possui um campo de
estudo extremante amplo. Este teve como tema “Responsabilidade Social Como Estratégia de
Negócios: os microempreendedores de materiais recicláveis (sucatas) na Cidade de Patos –
PB, no qual o objetivo central foi identificar a responsabilidade social como estratégia de
negócios, estabelecendo relações entre os microempreendedores de sucatas na Cidade de
Patos-PB e as práticas de negócios com os materiais recicláveis. A metodologia adotada teve
como área de estudo a Cidade de Patos-PB, mas especificamente os bairros do Jatobá e Bivar
Olinto, no qual o procedimento se baseou na pesquisa bibliográfica e de campo. O caráter do
método foi o quali-quantitativo, técnica investigativa, com uma amostragem de 5 (cinco)
sucatas, no qual a pesquisa foi realizada entre os dias 25/09 a 16/10/23, por meio de um
questionário semiestruturado. Foram utilizadas dois tipos de plataformas: Word 2010 e o
Excel 2010, a fim de realizar a digitação e a tabulação dos dados. Quanto aos resultados o
estudo evidenciou a investigação das sucatas diante dos microempreendedores quanto à
estratégia de negócios, já a discussão se deu com base nas respostas dos pesquisados,
portanto, a responsabilidade social surgiu como temática de preocupação e a estratégia de
negócio de sucatas de materiais recicláveis como uma atividade comercial e econômica. Este
estudo buscou demonstrar que ambos os conteúdos estão interligados. Conclui-se, com o
propósito deste trabalho conceituar responsabilidade social, estratégia de negócios, ramo das
sucatas de material reciclável, demonstrando a importância da prática do
microempreendedorismo. As sucatas ou, pelo menos, o que se pretende seria o
beneficiamento das práticas de negócios diante responsabilidade social, tanto dos sucateiros
com todo o processo da logística. |
pt_BR |