UEPB - Repositório Digital

Escolinha de pós doctor no céu : o teatro como ferramenta no ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Alessandra de Lucena
dc.date.accessioned 2024-02-26T15:12:31Z
dc.date.available 2024-02-26T15:12:31Z
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31053
dc.description PEREIRA, A. L. Escolinha de pós doctor no céu : o teatro como ferramenta no ensino de física. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Física atual tem enfrentado diversas dificuldades no âmbito da educação básica, devido à maneira como é contextualizado nas escolas. Isso leva os estudantes a se sentirem desmotivados e sem qualquer curiosidade para estudar sobre a ciência. Esses desafios são bastante comuns na disciplina, principalmente devido ao formalismo e à atribuição. Ao considerarmos práticas inovadoras para solucionar esses problemas na sala de aula, destacamos o uso da interdisciplinaridade, que pode unir áreas distintas a fim de amenizar esses fatores. Muitos autores defendem, de forma interdisciplinar, uma possível relação entre a ciência e a arte, especialmente pelo uso do teatro, que pode desenvolver diversas habilidades nos estudantes. Isso proporciona uma participação e interesse deles pela disciplina. Através da teatralidade, é possível divulgar a ciência, sobretudo a história da Física, potencializando ainda mais, visto que essa parte não é comumente abordada no ensino. Essa abordagem promove uma disciplina mais humanizada. O objetivo do nosso trabalho foi introduzir, por meio de uma peça teatral, a história de alguns cientistas dentro da Física, em uma turma de ensino médio, na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor Manoel Dantas, localizada no município de Teixeira-PB. Proporcionamos a interdisciplinaridade da Física com a arte, expondo as contribuições de alguns cientistas ao longo da história. Contamos com um trabalho de natureza quali-quantitativo e do tipo pesquisa-ação. Ao longo deste trabalho, discutimos o ensino de Física atual, bem como a educação de jovens e adultos (EJA). Abordamos o uso da história das ciências e sua implementação no ensino, além da história da Física, onde detalhamos o papel do teatro no ensino de Física e trazemos uma discussão sobre as contribuições de alguns cientistas. Além disso, apresentamos a construção de um texto dramatúrgico, fundamentada nos estudos realizados. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam a relação do uso do teatro no ensino, assim como a utilização da história da Física. Com a realização da dramatização no ensino, percebemos a importância de áreas relacionais, principalmente a ciência e a arte, onde o teatro se torna uma ferramenta capaz de divulgar a ciência, especialmente a história da Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Daniely Maria Oliveira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Teatro pt_BR
dc.subject História da Física pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.title Escolinha de pós doctor no céu : o teatro como ferramenta no ensino de física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta