UEPB - Repositório Digital

Zoologia cultural, a cultura pop inserida em sala de aula: uma revisão sistemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Elizabeth Soares da
dc.date.accessioned 2024-03-19T12:50:39Z
dc.date.available 2024-03-19T12:50:39Z
dc.date.issued 2023-03-17
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31119
dc.description SILVA, Elizabeth Soares da. Zoologia cultural, a cultura pop inserida em sala de aula: uma revisão sistemática. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Em meio a um ramo tão abrangente quanto a área da Zoologia, surge um termo recente denominado Zoologia Cultural, sendo esse um ramo que estuda a presença de animais em diferentes âmbitos culturais. Uma cultura bem aceita e presente na vida de boa parte da população é a Cultura Pop, trazendo assim o objeto de estudo desta pesquisa, a Zoologia na Cultura Pop. Objetivo: Investigar formas de inserir a Zoologia Cultural em sala de aula por meio da Cultura Pop, que há muitos anos utiliza a presença de animais como forma de entretenimento. Métodos: A metodologia foi realizada por meio de revisão sistemática, sendo utilizado o método Prisma para nortear a pesquisa, os artigos consultados foram obtidos através do Google Acadêmico, onde os selecionados para a pesquisa estão no período de 2009 a 2022. Resultados: Foram selecionados 16 (dezesseis) artigos, sendo 2 (Dois) Periódicos Científicos, 1 (Um) Trabalho de Conclusão de Curso, 1 (Um) Trecho de Tese de Doutorado, 2 (Dois) Artigos, 3 (Três) Dissertações, 1 (Uma) Monografia e 1 (Uma) Tese. Durante o processo de triagem foram analisadas as estratégias utilizadas para identificar a força da evidência para confirmá-la ou refutá-la. A pesquisa apresentou hipóteses fortes para confirmar os benefícios do uso da Zoologia Cultural em sala de aula e enfatizar seu uso por meio da Cultura Pop. Os resultados dos trabalhos pesquisados mostram que estudantes que participaram das pesquisas que investigaram a Cultura Pop na abordagem da Zoologia na sala de aula perceberam maior participação nas aulas, desenvolvimento de opiniões próprias, resolução das atividades de forma mais assertiva, facilidade de trabalhar em grupo, aumento do vínculo entre estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Zoologia cultural pt_BR
dc.subject Cultura pop pt_BR
dc.subject Ensino de Zoologia pt_BR
dc.title Zoologia cultural, a cultura pop inserida em sala de aula: uma revisão sistemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta