Resumo:
As tecnologias de informação e comunicação utilizadas como ferramentas do governo
eletrônico na governança digital e na promoção da cidadania digital são caminhos
estratégicos que podem incentivar a participação ativa dos cidadãos na formulação e
execução de políticas públicas. Como metodologia, a pesquisa adota uma natureza
exploratória-descritiva com uma abordagem quantitativa, apresentando uma análise
documental oriundos dos microdados no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento
da Sociedade da Informação (CETIC) e no Comitê Gestor da Internet
(CGI). Como objetivos foram estabelecidos identificar o perfil sociodemográfico do
usuário dos serviços de e-gov e reconhecer a importância do conjunto de ferramentas
do e-gov nos processos de governo eletrônico e na cidadania digital. A pesquisa
se baseia nos microdados da pesquisa TIC domicílios da edição 2023, fornecidos
pelo CETIC. A coleta se deu através dos documentos do CGI, com questionários
contendo perguntas fechadas, no mês de novembro de 2023, sendo as entrevistas
em 23.975 domicílios e com 21.271 indivíduos em todo o território nacional. Ao analisar
esses dados, verificou-se que foi possível identificar padrões que revelam desafios
específicos enfrentados por diferentes grupos demográficos em relação à adoção
e eficácia do e-gov, como a escolha de adotar o celular como meio de acesso
ou combiná-lo com o uso do computador, exercendo influência na probabilidade de
utilização dos serviços de e-gov. Esses dados ressaltaram a importância da diversificação
de dispositivos no contexto do acesso aos serviços eletrônicos oferecidos pelo
governo, assim como na superação de barreiras passíveis de ocorrer, afinidades
dos usuários e ampliação de possibilidades de estímulos de acessos aos serviços
digitais do governo, alinhados às crescentes expectativas da sociedade em relação à inovação tecnológica e a acessibilidade digital. A pesquisa TIC Domicílios de 2023
também oferece meios para compreender as preferências, dificuldades e níveis de
satisfação dos cidadãos em relação aos serviços eletrônicos oferecidos pelo governo.
Essa abordagem orientada por dados pode resultar em intervenções mais eficazes,
promovendo uma participação mais ampla e equitativa dos cidadãos nos benefícios
proporcionados pelos serviços governamentais eletrônicos. Logo, ao integrar
essas informações na formulação de políticas públicas, espera-se a criação de uma
base para um ambiente digital mais acessível, inclusivo e alinhado às demandas variadas
da sociedade para que tenhamos segmentos diversos de pessoas fazendo
uso dos serviços online oferecidos pelo governo.
Descrição:
MENEZES, H. B. S. de. Governo eletrônico: os desafios da inclusão digital frente a um contexto social. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.