UEPB - Repositório Digital

Percursos de resistências de alunas/os negras/negros do ensino médio da Escola ECI Professor Itan Pereira (Campina Grande-PB) em tempos de pandemia da Covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Olávia
dc.date.accessioned 2024-04-12T11:12:31Z
dc.date.available 2024-04-12T11:12:31Z
dc.date.issued 2022-12-05
dc.identifier.other CDD 373
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31171
dc.description FERNANDES, O. Percursos de resistências de alunas/os negras/negros do ensino médio da Escola ECI Professor Itan Pereira (Campina Grande-PB) em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investiga percursos de resistências de alunas/os negras e pardas/os do ensino médio da Escola Estadual ECI Professor ITAN PEREIRA (Campina Grande- PB) em tempos de pandemia da Covid 19. Este estudo foi realizado entre os anos 2020-2022, recorte que compreende a pandemia da covid 19 no Brasil. Para a realização do trabalho fizemos uso da metodologia qualitativa, por meio da etnografia, da observação direta, da entrevista com perguntas abertas realizadas pela plataforma Google forms e levantamento em documentos escolares (fichas de matrículas) das/os alunas/os do ensino médio da instituição de ensino escolhida para estudo. Como embasamento teórico o estudo se utilizou dos conceitos de estratégias e táticas na concepção de Michel de Certeau (1994) para analisarmos as estratégias do racismo institucional que segregam os corpos estudantis negros, assim como as táticas das/os alunas/os que resistem de diferentes maneiras às estratégias institucionais que separam de forma desigual os corpos das/os jovens estudantes do ensino médio. Nos pautamos também, no conceito de Racismo Institucional, à luz do filósofo Sílvio Almeida (2018), que compreende este conceito como oriundo da falta de simetria econômica e das prerrogativas internas das instituições. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Bélens de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.title Percursos de resistências de alunas/os negras/negros do ensino médio da Escola ECI Professor Itan Pereira (Campina Grande-PB) em tempos de pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta