Resumo:
A música apresenta temáticas da literatura e da canção popular em uma
perspectiva das relações entre a história e a geografia. Neste sentido, torna-se
também uma vertente de análise científica, promovendo o diálogo entre as formas do
saber da musicalidade. O trabalho tem como objeto de estudo, a música gonzaguiana,
celeiro artístico cultural, e sua influência didático-pedagógica no ensino-aprendizagem
em Geografia, na escola Nenzinha Cunha Lima, na turma do 7°A ano, em Campina
Grande-PB. A música nordestina tem várias influências culturais: a indígena, a
africana e a europeia, de acordo com costumes de cada lugar e região. Alicerçada na
abordagem cultural, trata de interpretar aquilo que os poetas-compositores e músicos
elaboram a respeito da espacialidade humana, envolvendo o presente, o passado e o
futuro (CORRÊA; ROSENDAHL, 2007), dentre outras falas (PRODNOV, 2013). A
natureza da pesquisa é fenomenológica de abordagem qualitativa, além de apresentar
caráter explicativo, exploratório e descritivo (GIL, 1994). A pesquisa foi efetivada
através de contatos com pessoas enraizadas na tradição da musicologia popular
nordestina, com os interpretes, compositores, músicos e cantores conhecidos no meio
artístico, pelo uso de aplicativos, via internet, através de um computador, celular e
também de modo presencial, que responderam um questionário sob a ótica da
espacialidade da ação da música, revelando o interesse das representações dessa
tradição regionalista. A bibliografia procura acobertar a edificação teóricametodológica numa perspectiva interdisciplinar. A coleta forneceu subsídios para a
investigação, indicou a experiência e historiografia das artes da cultura popular,
através dos objetivos constituídos: desenvolver a capacidade pessoal e artística no
estilo da música regional nordestina e na a criatividade a sensibilidade e a interação
dos alunos com a música popular nordestina; evidenciar as reflexões sócio cultural
das composições do pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento, como: Asa Branca
(Luiz Gonzaga; Humberto Teixeira); Assum Preto (Humberto Teixeira; Luiz Gonzaga);
Xote Ecológico (Luiz Gonzaga; Aguinaldo Batista); explicar para os alunos a
contribuição, a importância das letras na perspectiva de entender os elementos que
constituem e integram a música nordestina na ordem histórica da cultura regional e
local; analisar o perfil físico, sociocultural e histórico relacionado à memória e à
tradição da música popular da região Nordeste.
Descrição:
LOPES, A. T. A música gonzaguiana, celeiro artístico cultural, e sua influência didático-pedagógica no ensino de geografia. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.