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Diante de um cenário globalizado que cada vez fica mais competitivo, é perceptível a necessidade, por parte
das organizações, de se manterem consistentes e seguras no mercado de trabalho. Nesse contexto, a gestão do
conhecimento tem sido uma questão de grande relevância dentro das organizações. O conhecimento é visto
como o maior recurso gerador de vantagem competitiva para as organizações e como o principal ingrediente
de tudo o que é realizado, produzido, comprado e vendido. Em consonância com essa realidade, objetivo
deste trabalho de conclusão de curso é uma proposta de um modelo de elaboração de Gestão do
Conhecimento numa Agência bancária da Caixa Econômica Federal. A revisão teórica realizou levantamento
bibliográfico sobre a diferença entre dados, informações, conhecimentos e definições levantadas por
renomados autores sobre Gestão do Conhecimento. Com isso foi estudado os seguintes autores, Nonaka e
takeuchi (1997), Tannenbaum e Alliger (2000), Rastogi (2000), Terra (2000), Von Krogh e Ichijo Nonaka
(2001), Probst, Raub e Rombardt (2001), Davenport e Prusak (2003), com o objetivo de propor uma
metodologia que melhor se enquadrasse na organização estudada observando suas particularidades. Neste
sentido, procurou-se aplicar o modelo proposto dos autores Nonaka; Takeuchi (1997) que diante a
apresentação das metodologias e expostas neste trabalho, ao Supervisor de Filial, o Sr. José Cirino da Silva, o
mesmo analisou qual metodologia se encaixava com o perfil da organização, mediante a necessidade e
realidade da empresa. A abordagem metodológica quanto aos fins utilizou-se de uma pesquisa exploratória e
descritiva, e quanto aos meios uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Constitui-se à coleta de dados,
um estudo de caso, analisando os questionários e algumas conversas informais com o responsável pela
Agência e os demais funcionários. A análise foi desenvolvida a partir de uma discussão entre a abordagem
teórica e a percepção dos colaboradores da organização. Nesse sentido, foram expostos ao(s funcionários
alguns pontos relevantes: uma explicação sobre a importância da Gestão do Conhecimento, e como os
autores Nonaka e Takeuchi (1997) expõem o seu modelo, levando em consideração uma explanação sobre os
quatros tipos de conversão: socialização (tácito de um indivíduo para outro), externalização (explicitando
partes do conhecimento tácito), combinação (conhecimento explícito de um indivíduo para o grupo) e
internalização (captando no formato tácito o conhecimento explícito do grupo). Com relação aos resultados
apresentados na analise, a gestão do conhecimento na organização utilizada nessa pesquisa apresentou
resultados favoráveis. Recomenda-se que a organização procure e possibilite criar mais mecanismos para o
compartilhamento do conhecimento nas atividades e práticas organizacionais. |
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