Resumo:
O ensino da climatologia é de suma importância nos anos finais do ensino fundamental, uma vez que aborda conteúdos relacionados a fenômenos atmosféricos presentes no dia a dia das pessoas e que interferem em diversas atividades humanas como a agricultura, pecuária entre outras. Desse modo, vê-se a necessidade de aproximar os conteúdos abordados na disciplina à realidade vivenciadas pelos estudantes, facilitando a compreensão dos mesmos. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais fatores interferem no processo de aprendizagem dos conteúdos de climatologia apresentados nas aulas de Geografia no 6° ano A e B da Escola Francisca Leite Vitorino, localizada no município de Boa Vista - PB. Dessa forma pretendeu-se analisar as temáticas sobre a climatologia inseridas no ensino fundamental e discutir a importância de estabelecer uma ligação entre os assuntos estudados em aula e o mundo observado pelo aluno para que, a partir disso, obtenha-se um melhor aproveitamento de tais temáticas. Metodologicamente optou-se por um pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, com relação à coleta de dados foi utilizado um questionário para os alunos com perguntas abordando a climatologia geográfica. O estudo justifica-se por partir do pressuposto da necessidade de aproximar o estudo da climatologia geográfica e s práticas educacionais com o meio em que o aluno vive e percebe. Os resultados mostram que grande parte dos alunos acha que é importante estudar a climatologia, porém ainda sentem dificuldade de associar os conteúdos teóricos com prática vivida cotidianamente.
Descrição:
ALMEIDA, E. C. de. A climatologia no ensino fundamental: um estudo a partir da realidade da Escola Francisca Leite Vitorino, Boa Vista/PB. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.