UEPB - Repositório Digital

Autoatendimento e E-commerce em supermercados: quais seus impactos?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alana Pereira Costa
dc.date.accessioned 2024-04-24T11:49:03Z
dc.date.available 2024-04-24T11:49:03Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 658.802
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31258
dc.description SILVA, A. P. C. Autoatendimento e E-commerce em supermercados: quais seus impactos? 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A tecnologia de autoatendimento e e-commerce está trazendo um novo modelo de serviço, estamos em uma era de mudanças de muita competitividade no mercado e desenvolvimento econômico. A redução potencial do contato pessoal, por meio dessa tecnologia, da autonomia para o consumidor realizar suas compras e otimização no tempo de espera. Assim, o trabalho tem como Objetivo de verificar as transformações ocorridas nos supermercados com a adoção do autoatendimento e do e-commerce, novos hábitos de compras dos consumidores. Partindo da discussão, dessas novas tecnologias disponíveis para o mercado do varejo colocamos por problemática a seguinte questão: Em que medida a pandemia influênciou na forma de consumo e postos de trabalho no supermercado na Cidade de Campina Grande? Como objetivos específicos, em análises temos: averiguar a estratégia de interação com o consumidor, auxiliada a integração entre loja física e virtual; descrever o perfil dos consumidores que utilizam as compras online e os autoatendimentos; indicar como as vendas na forma de e-commerce têm ganhado espaço em época de pandemia; apontar mudanças no mercado de trabalho no supermercado com adoção do e-commerce. Quanto aos meios, a pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e estudo de caso. Em termos de Metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo utilizando como instrumento a obtenção de fotos, pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória de caráter descritivo e como instrumento para coleta de dados foi criado formulários estruturados, através do Google formulários (forms), sendo aplicado em um supermercado na cidade de Campina Grande–PB. Os participantes desta pesquisa foram os consumidores que frequentam o supermercado investigado, que fazem uso das máquinas de autoatendimento, e compra pela internet, (e-commerce), a pesquisa teve uma amostra de vinte e um consumidores no autoatendimento e nove, no de e-commerce tendo em vista que este foi um número suficiente para realizar a pesquisa, porém foi elaborado formulário constituído por nove questões com perguntas objetivas. Dessa forma, para que a empresa obtenha válida vantagem competitiva, é necessário investir, não há como negar que a tecnologia condiciona o tipo de sociedade que vivemos e pode influenciar na configuração (e reconfiguração) da forma de vida atual, considerando que algumas facilitam, outras complementam e outras substituem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Waltimar Batista Rodrigues Lula pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autoatendimento pt_BR
dc.subject Supermercado pt_BR
dc.subject E-commerce pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title Autoatendimento e E-commerce em supermercados: quais seus impactos? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta