UEPB - Repositório Digital

Análise de um percurso de ensino sobre o lixo urbano na perspectiva CTSA, numa escola de ensino médio do Município de Itaporanga - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Edna Kátia de Sousa
dc.date.accessioned 2014-03-18T13:25:04Z
dc.date.available 2014-03-18T13:25:04Z
dc.date.issued 2014-03-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3125
dc.description LEITE, E. K. de S. Análise de um percurso de ensino sobre o lixo urbano na perspectiva CTSA, numa escola de ensino médio do Município de Itaporanga - PB. 2014. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, tem-se visto a busca por inovações no Ensino de Química, buscando metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma íntima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. Este trabalho apresenta uma análise de um percurso didático de ensino, desenvolvido na E. N. E Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga-PB, tal percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Assim, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelo lixo Urbano, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulação e conscientização no âmbito educacional. Constamos que a proposta de estudo sobre o lixo permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico, sobre o sistema de destino do lixo produzido na referida cidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Lucena Trajano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject CTSA pt_BR
dc.subject Lixo Urbano pt_BR
dc.subject Sequência de Ensino pt_BR
dc.title Análise de um percurso de ensino sobre o lixo urbano na perspectiva CTSA, numa escola de ensino médio do Município de Itaporanga - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta