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Atualmente, tem-se visto a busca por inovações no Ensino de Química, buscando metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma íntima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. Este trabalho apresenta uma análise de um percurso didático de ensino, desenvolvido na E. N. E Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga-PB, tal percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Assim, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelo lixo Urbano, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulação e conscientização no âmbito educacional. Constamos que a proposta de estudo sobre o lixo permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico, sobre o sistema de destino do lixo produzido na referida cidade. |
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