Resumo:
Num sentido amplo, a atividade de compras se encontra relacionada à aquisição de matérias primas, como também suprimentos e componentes, objetivando suprir as necessidades das organizações. No atual contexto empresarial a administração de compras vem sendo reconhecida como uma atividade estratégica de grande importância. E, quando a área de compras é bem estruturada, significativos podem ser os benefícios que ela pode proporcionar à empresa. Para a elaboração dessa produção acadêmica, adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, na forma de Estudo de Caso, oportunidade em que foi analisado o processo de compras de peças da empresa Catingueira Automotores, na condição de representante exclusivo da Chevrolet na cidade de Patos-PB e região. Seu caráter foi de natureza exploratória. Com a presente pesquisa, constatou-se que o procedimento de compra de sua empresa, está condicionado às necessidades do estoque, cuja necessidade é revelada através do controle virtual de estoque, denominado de Autogiro. Aplicou-se um questionário para melhor delinear o estudo e foram observados na empresa os pontos chaves da gestão de estoque. E que as compras realizadas são reguladas pela saída de peças para suprimento da oficina mecânica da própria empresa e também pela saída de peças adquiridas no balcão de vendas de peças por pedido de clientes. Uma conclusão proporcionada por esta pesquisa diz respeito a constatação da importância do setor de compras numa empresa e sua contribuição na busca da competitividade.
Descrição:
CAVALCANTE, J. M. S. Análise dos procedimentos adotados no setor de compras de peças da Catingueira Automotores LTDA. 2013. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.