dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como objetivo principal discutir como a Campanha de
Educação Popular da Paraíba (CEPLAR) desenvolveu sua prática político educativa e quais foram suas implicações para o contexto sociopolítico
compreendido entre 1960 e 1964. A CEPLAR contemplou um conjunto de ações
no campo da Educação Popular que buscava construir uma rede de
alfabetização nas comunidades da Paraíba, esta rede de ações foi importante
na pauta do movimento por uma proposta de uma pedagogia freireana, cujos
obstáculos foram sentidos após o golpe civil militar de 1964 diante do contexto
antidemocrático que se apresentava na realidade brasileira. Visto isso,
destacamos enquanto objetivos específicos: 1) contextualizar o início da década
de 1960, com a ascensão dos movimentos populares que pautaram a educação
popular como práxis política; 2) encaixar a CEPLAR dentro do cenário político,
versando sobre sua prática educativa, expansão e cultura popular e por fim, 3)
discorrer sobre a mobilização da burguesia para desestruturação da entidade.
Do ponto de vista teórico, utilizamos o materialismo histórico dentro da
historiografia, a partir do ideário de Thompson (1981). Empregamos as
categorias de análise, de Estado Ampliado, Intelectual Orgânico e Crise de
Hegemonia de Gramsci (1999, 2001 e 2006). Assim como, Conscientização e
Práxis Política da Educação Popular referenciadas nas discussões de Freire
(1987, 1995, 1979, 1967 1963 e 1980). Do ponto de vista metodológico, esse
estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos
metodológicos pautam-se na análise documental. Ao longo da pesquisa, foi
possível compreender que o momento histórico de ascensão dos movimentos
populares se encaixa em um período de disputa de projetos políticos dentro do
campo educacional. Ademais, este estudo nos aponta para a importância dos
movimentos sociais contribuindo para a história política e educacional brasileira,
na transformação social, na formação política e construção de um pensamento
crítico contra hegemônico frente aos períodos antidemocráticos, reafirmando o
lugar, papel e dimensão educativa das organizações populares e suas ações
pedagógicas e bandeiras de luta. |
pt_BR |