UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia em meios aos desafios da pandemia e da transição do ensino regular para o integral e técnico no município de Mogeiro-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Andressa Tayrine dos Santos
dc.date.accessioned 2024-04-29T12:56:06Z
dc.date.available 2024-04-29T12:56:06Z
dc.date.issued 2023-05-22
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31344
dc.description OLIVEIRA, A. Tayrine dos Santos. O ensino de Geografia em meio aos desafios da pandemia e da transição do ensino regular para o integral e técnico no município de Mogeiro-PB. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O espaço escolar passou por diversas transformações ao longo da história da educação sendo as mudanças observadas, entre outros aspectos, no que diz respeito ao modo de organização e abordagem dos conteúdos sistematizados e trabalhados pelos docentes das diversas áreas do conhecimento junto a seus alunos. Assim, considerando a dinamicidade da sociedade e a necessidade de que a escola acompanhe este processo de acordo com os distintos recortes temporais e suas particularidades, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de transição do ensino regular para o ensino integral técnico na Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT) Otávia Silveira, localizada no município de Mogeiro/PB, no período pandêmico. O estudo possui natureza quali-quantitativa e foi desenvolvido a partir da construção de referencial teórico pertinente à temática, cuja finalidade foi a de subsidiar a análise dos dados coletados através da aplicação de questionário via Google Forms junto aos alunos e professores de Geografia da escola campo de pesquisa. A partir da coleta e análise dos dados foi possível traçar um perfil dos respondentes bem como verificar que as dificuldades encontradas durante o processo de transição gravitam sobre elementos como a pandemia e as dificuldades impostas no gerenciamento da Educação para melhor aproveitamento do ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente na dificuldade de acesso destes aos meios de tecnológicos utilizados no período pandêmico, como celulares, computadores e tablets. Com a transição da escola para uma ECIT, foi possível perceber diversos impactos negativos para os alunos e professores, e de forma especial para os professores de geografia que tiveram sua carga horária drasticamente reduzida além de terem que ministrar disciplinas que são exógenas a sua área de formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino integral e técnico pt_BR
dc.title O ensino de geografia em meios aos desafios da pandemia e da transição do ensino regular para o integral e técnico no município de Mogeiro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta