Resumo:
A Educação Ambiental busca desenvolver e formar uma população que seja
consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas associados a
ele. O presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo do modo como a
Educação Ambiental vem sendo trabalhada em duas Escolas públicas de ensino
médio da cidade de Patos-PB. A pesquisa investigou as Escolas e os professores
que trabalham com Educação Ambiental, bem como as concepções dos alunos
sobre a mesma, suas atividades, os projetos desenvolvidos e as principais
dificuldades na realização das atividades, como também identificou as concepções
de Educação Ambiental da direção escolar e dos professores de Química. A
pesquisa, utilizando-se de elementos da pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicou
questionários junto à gestão, professores de Química e alunos, totalizando 209
(duzentos e nove) questionários nas Escolas visitadas. Na pesquisa constatamos
que as principais dificuldades das Escolas e dos professores de Química para
contribuírem com a Educação Ambiental é a falta de tempo para planejamento e
realização de atividades extracurriculares. Observamos que a Educação Ambiental
vem sendo trabalhada através de desenvolvimento de projetos, contextualização em
sala de aula e diálogo entre alunos e professores. Podemos constatar que os
professores de Química ainda trabalham a Educação Ambiental de forma
fragmentada e descontínua e dessa forma sabemos que os professores contribuem
minimamente para uma educação voltada para uma sociedade transformadora e
consciente.
Descrição:
NÓBREGA, I. F. A contribuição dos professores de Química na inserção da Educação Ambiental em escolas públicas da Cidade de Patos - PB. 2014. 115 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.