Resumo:
Diante da importância da Natureza da Ciência (NdC), este trabalho tem como objetivo ana-lisar como os professores de biologia em formação inicial compreendem determinados temas relacionados ao trabalho científico, identificando como suas compreensões podem apoiar futuros processos de design de intervenções educacionais sobre esses temas. Para tal, foram utilizadas como suporte teórico-metodológico as orientações do segundo componente do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). Para seu desenvolvimento, o estudo foi es-truturado em três etapas: (1) análise e apropriação dos temas relacionados a NdC presentes no instrumento avaliativo; (2) Aplicação do instrumento avaliativo em turma de Licenciatu-ra em Ciências Biológicas e (3) Análise e interpretação dos dados com base no referencial teórico de Pérez e colaboradores (2001), que nos orientou sobre as concepções próximas e distantes sobre NdC aceitas na comunidade acadêmica. Participaram do estudo 44 respon-dentes, cujas as concepções sobre os seguintes temas de NdC foram analisadas: (1) Valida-ção do conhecimento científico; (2) Subjetividade e objetividade; (3) Criatividade e Imagi-nação; (4) Caráter tentativo da ciência; (5) Teorias e leis; (6) Métodos científicos e (7) Na-tureza das observações. Os resultados mostraram que os respondentes possuem visões pró-ximas sobre NdC acerca de temas como “Criatividade e imaginação”, “Caráter tentativo da ciência”, “Natureza das observações no trabalho científico” e “Métodos científicos”. O es-forço de planejar ambientes de ensino e aprendizagem sobre NdC, quando feito com base no MRE e voltados para a formação de professores de biologia, deve reconhecer que esses temas podem ser entendidos como pontos de partida do processo de design. Isso, por serem temas cujas as compreensões dos professores de biologia em formação se aproximam do es-perado, mesmo que haja ainda necessidade de ampliação do repertório de conhecimentos, como por exemplo, compreender de forma mais sofisticada se dá a evolução e o desenvol-vimento do trabalho científico. A análise dos demais temas apontou para uma compreensão distante dos respondentes em relação a eles, a consequência disso para o processo de design de ambientes de ensino e aprendizagem sobre NdC é o entendimento de que esses temas podem se configurar como dificuldades de aprendizagem. Um exemplo disso é a compreen-são distante sobre a forma como se estabelece a aceitação de uma teoria em detrimento de outra. Desse modo, o estudo permitiu mapear as concepções próximas e distantes dos pro-fessores de biologia em formação sobre NdC, apontando como esse entendimento contribui para orientar futuros processos de design de ambientes de ensino e aprendizagem sobre esse tema.
Descrição:
ARAÚJO, Evelyn Herika Silva. Análise das concepções dos estudantes sobre temas relativos à natureza da ciência: segundo componente do modelo de reconstrução educacional. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.