dc.contributor.author |
Ferreira, Juan Lucas Santos |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-09T13:09:13Z |
|
dc.date.available |
2024-05-09T13:09:13Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 570 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31399 |
|
dc.description |
FERREIRA, Juan. Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative". 2024. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta é uma pesquisa de desenvolvimento que tem o Modelo de Reconstrução
Educacional como base teórica e metodológica. O objetivo é avaliar e validar o
jogo educacional complexo "Adaptive". Trata-se de um jogo de tabuleiro com o
contexto de interações entre biomas brasileiros e espécies de animais nativos.
Este é o primeiro ciclo de validação para identificar a potencialidade pedagógica
do jogo, ou seja, se há indícios de que o jogo consegue promover os objetivos
educacionais estipulados a priori. A estratégia metodológica utilizada foram ciclos
de balanceamento e feedback que permite identificar e avaliar as reações do
sistema de jogo às ações do jogador. Os testes foram feitos com grupos de
especialistas em jogos (N=6), especialistas em conteúdos científicos (N=5) e
pedagógicos (N =1), e com o público-alvo do jogo (discentes de graduação de
biologia). Ao todo o jogo foi aplicado com 129 estudantes, contudo, apenas 83
responderam aos pré e pós-teste, tornando-se este o nosso número de análise.
Os dados foram coletados a partir de formulários online, sendo que o pré-teste foi
respondido antes da interação com o jogo e o pós-teste imediatamente após a
conclusão da partida. A análise dos resultados com os especialistas
principalmente do conteúdo científico demonstra afirmação sobre o objetivo
educacional e como ele pode ser alcançado no jogo e com o público-alvo aponta
evidências que apoiam a hipóteses de que o jogo Adaptative tem potencial para
promover objetivos educacionais relativos a aprendizagem de conteúdos
conceituais procedimentais e atitudinais em ecologia, já que identificamos
reconstrução educacional (ampliação de repertório): decréscimo de 6,5% de
respostas pouco informadas; decréscimo de 7,5% de respostas parcialmente
informadas; aumento de 14% de respostas bem-informadas. Quando
comparamos as porcentagens do pré com o pós teste obtemos as seguintes
evidências: 1) pouco e parcialmente informadas: antes 68,4%, depois 54,4%; 2)
parcialmente informadas e bem-informadas: antes 65,1%, depois 71,6%. A
intenção é que o jogo alcance mais de 50% de respostas bem-informadas e para
isso serão necessárias algumas modificações, tais como: balanceamento das
cartas do jogo (seja no nível de adaptação ou de migração da espécie para
melhor jogabilidade); ordem do acontecimento dos eventos e ações da rodada;
tempo de jogo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de reconstrução educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educacionais complexos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da biologia |
pt_BR |
dc.title |
Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative" |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |