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Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative"

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dc.contributor.author Ferreira, Juan Lucas Santos
dc.date.accessioned 2024-05-09T13:09:13Z
dc.date.available 2024-05-09T13:09:13Z
dc.date.issued 2023-12-04
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31399
dc.description FERREIRA, Juan. Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative". 2024. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esta é uma pesquisa de desenvolvimento que tem o Modelo de Reconstrução Educacional como base teórica e metodológica. O objetivo é avaliar e validar o jogo educacional complexo "Adaptive". Trata-se de um jogo de tabuleiro com o contexto de interações entre biomas brasileiros e espécies de animais nativos. Este é o primeiro ciclo de validação para identificar a potencialidade pedagógica do jogo, ou seja, se há indícios de que o jogo consegue promover os objetivos educacionais estipulados a priori. A estratégia metodológica utilizada foram ciclos de balanceamento e feedback que permite identificar e avaliar as reações do sistema de jogo às ações do jogador. Os testes foram feitos com grupos de especialistas em jogos (N=6), especialistas em conteúdos científicos (N=5) e pedagógicos (N =1), e com o público-alvo do jogo (discentes de graduação de biologia). Ao todo o jogo foi aplicado com 129 estudantes, contudo, apenas 83 responderam aos pré e pós-teste, tornando-se este o nosso número de análise. Os dados foram coletados a partir de formulários online, sendo que o pré-teste foi respondido antes da interação com o jogo e o pós-teste imediatamente após a conclusão da partida. A análise dos resultados com os especialistas principalmente do conteúdo científico demonstra afirmação sobre o objetivo educacional e como ele pode ser alcançado no jogo e com o público-alvo aponta evidências que apoiam a hipóteses de que o jogo Adaptative tem potencial para promover objetivos educacionais relativos a aprendizagem de conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais em ecologia, já que identificamos reconstrução educacional (ampliação de repertório): decréscimo de 6,5% de respostas pouco informadas; decréscimo de 7,5% de respostas parcialmente informadas; aumento de 14% de respostas bem-informadas. Quando comparamos as porcentagens do pré com o pós teste obtemos as seguintes evidências: 1) pouco e parcialmente informadas: antes 68,4%, depois 54,4%; 2) parcialmente informadas e bem-informadas: antes 65,1%, depois 71,6%. A intenção é que o jogo alcance mais de 50% de respostas bem-informadas e para isso serão necessárias algumas modificações, tais como: balanceamento das cartas do jogo (seja no nível de adaptação ou de migração da espécie para melhor jogabilidade); ordem do acontecimento dos eventos e ações da rodada; tempo de jogo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelo de reconstrução educacional pt_BR
dc.subject Jogos educacionais complexos pt_BR
dc.subject Ensino da biologia pt_BR
dc.title Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative" pt_BR
dc.type Other pt_BR


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