Resumo:
Ciência aberta (open science) é uma prática científica transparente, acessível e
livre, que permite e incentiva colaborações conjuntas entre pesquisadores, grupos
de pesquisa, profissionais e sociedade, gerenciando e compartilhando dados,
métodos, recursos e ferramentas para dinamizar a criação do conhecimento e
acelerar avanços científicos em escala mundial. Diante da necessidade em
ponderar sobre o desempenho profissional diante do diferenciado e provocador
cenário, o objetivo principal da tese centra-se em analisar o agir bibliotecário nas
ações desenvolvidas pelas universidades públicas estaduais brasileiras que são
dinamizadas pela ciência aberta. Os objetivos específicos correspondem em: a)
conhecer as atuações e serviços das bibliotecas universitárias públicas estaduais
direcionados a comunidade universitária, a partir dos sites institucionais; b)
identificar como ocorre o apoio informacional bibliotecário nas demandas
científicas da universidade pública estadual brasileira; c) investigar ferramentas,
recursos e práticas científicas-informacionais provenientes da ciência aberta que
envolvem a biblioteca universitária; d) averiguar as competências necessárias
para atuação bibliotecária nos ambientes promovidos pela Ciência Aberta. O
delineamento metodológico da tese se dá por meio dos polos do método
quadripolar, que proporcionam maior percepção dos fluxos, diálogos e práticas,
em um engajamento sincrônico da pesquisa, como também distinguem
particularidades que cada momento do estudo possui, em uma visualização
profunda das etapas. Constrói-se o enquadramento teórico, contextualizando as
abordagens teóricas e práticas mais significativas da ciência aberta com as
atuações de bibliotecas e bibliotecários, identificando competências para o agir,
numa perspectiva de análise proativa e crítica, para atender as exigências
profissionais oriundas dos contextos da ciência aberta. O estudo colabora,
profissional e cientificamente, ao contribuir para atuação bibliotecária dialogada,
proativa e responsável no desenvolvimento científico brasileiro e na promoção da
ciência aberta. Os resultados expõem o perfil institucional virtual de 39
bibliotecas universitárias públicas estaduais, destacando informações, estrutura
organizacional, acervos, serviços, canais de comunicação e conteúdos
informacionais e administrativos. A partir da aplicação de critérios, os sujeitos da
pesquisa se apresentam através do perfil institucional de atuação relatando
serviços, engajamento com a vivência universitária, apoio institucional, a
formação continuada, aperfeiçoamento de bibliotecários, ações informacionais em
ambientes universitários influenciados pela ciência aberta. Por fim, algumas
considerações são evidenciadas: há atuações e adoções oriundas da abertura
científica, de maneira consciente e/ou inconsciente; o agir bibliotecário é
percebido embrionário e, por vezes involuntário; agir bibliotecário na ciência
aberta requer habilidade, oportunidade e decisão gerencial/institucional; a
compreensão do agir bibliotecário das BUPEs projeta a necessidade de ser visto,
por si próprio, pelos pares, pelos usuários e pela instituição.