UEPB - Repositório Digital

O exercício docente em geografia em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e estratégias metodológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Emanuelly Cristovão Barbosa da
dc.date.accessioned 2024-05-14T10:51:57Z
dc.date.available 2024-05-14T10:51:57Z
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443
dc.description SILVA, E. C. B. O exercício docente em Geografia em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e estratégias metodológicas. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva compreender o exercício docente em Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido a partir da análise dos desafios emergentes e das estratégias metodológicas adotadas. Em concomitância, pretende-se também refletir sobre a reorganização escolar, de modo que se compreenda como essa escola se entendeu durante o período remoto e como ela passa a se enxergar durante o período híbrido de ensino; elencar as mudanças pedagógicas que objetivam o suporte do professor para o desenrolar das aulas, observando como esse suporte se deu ao longo dos dois contextos (remoto e híbrido); refletir acerca dos desafios enfrentados no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia no ensino remoto e híbrido e, por fim, analisar as estratégias metodológicas no âmbito da dinamização do ensino de Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido. Dentre os autores pesquisados, destacam-se Pimenta & Lima, Fraiman, Kaercher, Oliveira e Kimura. No que se refere a metodologia adotada, foi escolhida a linha qualitativa de análise, de caráter exploratória e conta com o aporte da pesquisa bibliográfica e com o levantamento de dados, por meio de questionários no Google Forms. As conclusões mais marcantes trazidas por essa análise dizem respeito, com certeza, a ressignificação das práticas docentes com a chegada da pandemia de COVID-19, bem como, do próprio espaço escolar e de seus elementos constitutivos, que, sem sombra de dúvidas, se metamorfosearam e se complexaram em concomitância com o cenário escolar que começara a se desenhar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana D'arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title O exercício docente em geografia em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e estratégias metodológicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta