dc.description.abstract |
O presente trabalho, sob o título Ensino de Sociologia: criticidade e criatividade como
ferramentas do ensino e da aprendizagem têm como Objetivo geral analisar a criticidade
como forma de autonomia, liberdade e respeito, entre professor e aluno, na sala de aula de
Sociologia. Na escola Pública Estadual do Ensino Médio, “O Ernestão”, no município de
Queimadas-PB, onde foi realizada a Residência Pedagógica, proporcionou a realização do
presente trabalho. A metodologia usada foi a qualitativa/estudo de caso. Segundo Gil (2002,
p.53), “[…] a abordagem qualitativa busca analisar o fenômeno observando os elementos que
o integram, procurando estabelecer relações sociais e históricas, quando necessário.” Portanto,
procura caracterizar os aspectos fundamentais do fenômeno, sua realidade concreta, por
intermédio dos estudos das informações e observações, fazendo uso de descrição,
classificação, análise das construções do fenômeno do observado. Na construção do tema
foram utilizados livros para uma construção teórica tendo como base Paulo Freire, Èmile
Durkheim, Bourdieu e Cristiano Bodart. O percurso metodológico foi a abordagem
etnográfica como método de, por permitir o acesso mais próximo possível das subjetividades
dos sujeitos da pesquisa através de histórias e narrativas sobre se mesmos e, ainda, permitindo
ao pesquisador explorar de forma significativa o objeto proposto para o estudo
(CASTRO,2015, p 89). Resultados, foi percebido em uma escola pública no município de
Queimadas -PB, que há uma relação diferenciada entre aluno e professor, havendo liberdade e
autonomia da criticidade na aula de Sociologia no turno da noite, o professor mantém uma
relação de compreensão com seus alunos, dando-lhes a oportunidade de expressar o que
pensam, com isso o aluno tem a oportunidade de adquirir conhecimento através da conversa
amigável e responsável, juntamente, com o professor. Considerações Finais, as aulas de
Sociologia têm contribuído para ampliar o conhecimento do homem, sobre sua própria
condição de vida, a Sociologia, é fundamental para análise da sociedade que os sujeitos
compõem, ao consolidar e alargar um saber específico, pautado em teorias e pesquisas que
questionam problemas da vida em sociedade. Desta forma, a sociologia no ensino médio é de
total importância para a liberdade da criticidade entre o professor e aluno, possibilitando uma
aprendizagem para ambos. Portanto, ao término da pesquisa chegou-se à conclusão que é de
extrema importância que o professor dê liberdade ao aluno, para que haja um bom
relacionamento e assim, surjam as críticas, e com isso se construa uma maior contribuição
para a aprendizagem escolar do aluno. |
pt_BR |