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Ensino de sociologia: criticidade e criatividade como ferramentas do ensino e da aprendizagem

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dc.contributor.author Cabral, Dulcineide Alaide de Lima
dc.date.accessioned 2024-05-14T10:54:08Z
dc.date.available 2024-05-14T10:54:08Z
dc.date.issued 2022-11-28
dc.identifier.other CDD 302.542
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31444
dc.description CABRAL, D. A. L. Ensino de Sociologia: criticidade e criatividade como ferramentas do ensino e da aprendizagem. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, sob o título Ensino de Sociologia: criticidade e criatividade como ferramentas do ensino e da aprendizagem têm como Objetivo geral analisar a criticidade como forma de autonomia, liberdade e respeito, entre professor e aluno, na sala de aula de Sociologia. Na escola Pública Estadual do Ensino Médio, “O Ernestão”, no município de Queimadas-PB, onde foi realizada a Residência Pedagógica, proporcionou a realização do presente trabalho. A metodologia usada foi a qualitativa/estudo de caso. Segundo Gil (2002, p.53), “[…] a abordagem qualitativa busca analisar o fenômeno observando os elementos que o integram, procurando estabelecer relações sociais e históricas, quando necessário.” Portanto, procura caracterizar os aspectos fundamentais do fenômeno, sua realidade concreta, por intermédio dos estudos das informações e observações, fazendo uso de descrição, classificação, análise das construções do fenômeno do observado. Na construção do tema foram utilizados livros para uma construção teórica tendo como base Paulo Freire, Èmile Durkheim, Bourdieu e Cristiano Bodart. O percurso metodológico foi a abordagem etnográfica como método de, por permitir o acesso mais próximo possível das subjetividades dos sujeitos da pesquisa através de histórias e narrativas sobre se mesmos e, ainda, permitindo ao pesquisador explorar de forma significativa o objeto proposto para o estudo (CASTRO,2015, p 89). Resultados, foi percebido em uma escola pública no município de Queimadas -PB, que há uma relação diferenciada entre aluno e professor, havendo liberdade e autonomia da criticidade na aula de Sociologia no turno da noite, o professor mantém uma relação de compreensão com seus alunos, dando-lhes a oportunidade de expressar o que pensam, com isso o aluno tem a oportunidade de adquirir conhecimento através da conversa amigável e responsável, juntamente, com o professor. Considerações Finais, as aulas de Sociologia têm contribuído para ampliar o conhecimento do homem, sobre sua própria condição de vida, a Sociologia, é fundamental para análise da sociedade que os sujeitos compõem, ao consolidar e alargar um saber específico, pautado em teorias e pesquisas que questionam problemas da vida em sociedade. Desta forma, a sociologia no ensino médio é de total importância para a liberdade da criticidade entre o professor e aluno, possibilitando uma aprendizagem para ambos. Portanto, ao término da pesquisa chegou-se à conclusão que é de extrema importância que o professor dê liberdade ao aluno, para que haja um bom relacionamento e assim, surjam as críticas, e com isso se construa uma maior contribuição para a aprendizagem escolar do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Silvânia Karla de Farias Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Criticidade pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.title Ensino de sociologia: criticidade e criatividade como ferramentas do ensino e da aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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