Resumo:
A partir do contexto da pandemia do Covid-19, que também afetou o ensino no Brasil,
o presente artigo traz a abordagem de como a operacionalização das aulas remotas
afetaram a prática do ensino de história e a rotina das professoras, ao introduzir a sala
de aula dentro de seus lares, durante o período de 2020 e 2021. Nessa perspectiva,
buscamos refletir como essa relação entre professores e alunos foi acomodada nesse
novo cenário; sobre a importância e os usos da tecnologia e equipamentos eletrônicos
para continuidade das aulas e, ainda, sobre a vivência do espaço do lar agora também
como ambiente escolar. Como fontes principais, a pesquisa envolveu depoimentos de
professoras disponíveis na web e entrevistas realizadas com duas professoras de
escolas públicas de ensino médio, que atuaram em dois municípios paraibanos
durante o período de maior intensidade pandêmica. Ao analisar as falas das
professoras sobre suas dificuldades, frustações e limites na prática pedagógica no
contexto, também tenta-se observar se houve algo de positivo em suas experiências
cotidianas. Além dessas fontes, a pesquisa envolveu um diálogo com a historiografia
sobre o tema da pandemia e práticas de ensino, incluindo autores como CERTEAU,
Michel de (1986); Tadeu Tomaz da Silva (2017) e Rubem Alves (1980).
Descrição:
SABINO, D. C. M. Ensinando dentro da minha casa: professoras de História e a pandemia do COVID-19 na Paraíba (2020/2021). 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.