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Formação docente em história e a abordagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

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dc.contributor.author Xavier, Rannyele Marques Pereira
dc.date.accessioned 2024-05-14T14:24:02Z
dc.date.available 2024-05-14T14:24:02Z
dc.date.issued 2023-09-05
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31488
dc.description XAVIER, R. M. P. Formação docente em história e a abordagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental que tem como principais características a desatenção, desorganização e impulsividade. Posto isto, entende-se que para garantir a inclusão dos alunos com TDAH no âmbito escolar, é necessário abordar estas questões na formação inicial docente. No campo do ensino de História e na construção do saber histórico escolar é fundamental desenvolver o debate em torno deste tema, pois a criança com transtorno de atenção e hiperatividade necessita de algumas modificações e adaptações curriculares que possam promover seu desenvolvimento escolar. Enquanto questão problema de pesquisa apresentamos o seguinte questionamento: de que modo a discussão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade contribui na formação de professores de História e no debate da educação escolar? Nesse sentido, este artigo busca discutir sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na formação docente, sobretudo no ensino de História, contribuindo assim para o debate neste campo do saber, e na formação educativa dos estudantes universitários com base nesta temática. Este estudo se insere no campo do ensino de História a partir dos trabalhos desenvolvidos por Pina et. al (2020), Soares Júnior (2019) e Caimi (2015), dialogando também com os especialistas Rohde e Benzick (1999), Goldstein e Goldstein (1994) e Barkley (2008). Reconhecendo que atualmente esse distúrbio é um grande desafio para a educação, o presente estudo, tem como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica, apresentando propostas didáticas que visem incluir crianças e adolescentes com TDAH na escola, a partir das aulas de História. Demonstrou-se ainda, a relevância desta discussão na formação inicial docente, colaborando assim, para informar, orientar, e formar sobre questões fundamentais que são vivenciadas no cotidiano escolar de crianças e adolescentes com este transtorno. Portanto, conclui-se que é importante a uma formação continuada para os professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH pt_BR
dc.subject Hiperatividade pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.title Formação docente em história e a abordagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pt_BR
dc.type Other pt_BR


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