Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é resultado de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que buscou compreender e responder as indagações sobre as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em relação ao ensino de Sociologia, e identificar os recursos metodológicos e estratégias utilizados pelos professores de Sociologia na EJA, para isso, foi necessário contextualizar o processo histórico do ensino de Sociologia no Brasil e na EJA. Apresentaremos em sequência, a partir dos dados coletados através de questões abertas para os estudantes, dezoito participaram, e de um roteiro de entrevista para o(a) professor(a) regente da disciplina de Sociologia e também para os estudantes do programa de iniciação a docência, Residência Pedagógica que estavam atuando na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, pudemos então responder os objetivos que norteiam essa pesquisa que resultou na análise e interpretação dos dados a partir de problematizações que possibilitaram o entendimento sobre a relação que os estudantes da EJA estabelecem a partir de suas percepções sobre o ensino de Sociologia, conduzido pela compressão de sua importância e relacionando com sua vida no cotidiano, alcançando práxis, e os recursos metodológicos utilizados docentes, favorecem e mediam essa compreensão.
Descrição:
CAVALCANTI NETA, E. L. A. Ensino de sociologia: uma investigação da sua percepção entre estudantes da EJA. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.