dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como tema as geotecnologias no ensino de geografia, cujo objetivo é abordar o uso dessas ferramentas como uma nova forma metodológica para estudos da disciplina em sala de aula, possibilitando a capacidade de coleta, análise e descrição de dados disponíveis na superfície terrestre. O uso desses diferentes instrumentos pode vir a auxiliar o trabalho do educando, auxiliando para o desenvolvimento tanto na forma de abordar os conteúdos, quanto para a construção das aulas em geografia, pois é recurso que pode trazer uma nova forma de trabalhar os conteúdos e ajudar no processo de ensino aprendizagem. A opção por essa temática surgiu na oportunidade de trazer uma forma diferente de se trabalhar as aulas da disciplina geográfica e torná-la um pouco mais diversificada, ao introduzir as geotecnologias juntamente com os conteúdos aplicados, atraindo a atenção dos alunos para poderem usufruir dessa iniciativa, proporcionando assim conhecer outro lado da geografia e o que ela tem a oferecer. Pretende-se, assim, paralelo aos conteúdos de Geografia a incorporação das geotecnologias e suas funcionalidades para a construção de um guia de localidades, que através dessas ferramentas serão obtidas informações de determinados lugares a serem selecionadas, e sobre eles irão ser adicionadas suas demais peculiaridades, fazendo o uso da análise espacial local e de uma pesquisa bibliográfica para complemento do trabalho. Portanto, esse trabalho visa mostrar aos alunos a possibilidade de adequação dos conteúdos por meio das geotecnologias. Por fim, entende-se que os conteúdos trabalhados juntamente com as geotecnologias formam um recurso didático que pode vir a colaborar para ambos os participantes do processo de ensino-aprendizagem, tanto pros alunos quanto para o professor que por ter em mãos outra maneira de explorar a geografia e desenvolvê-la de uma forma que o permita comunicar de maneira mais próxima com seus respectivos alunos. |
pt_BR |