Resumo:
Este trabalho aborda a relação entre a construção do lugar social da mulher na consolidação da República e a elaboração imagética do corpo feminino saudável e belo através da Revista Feminina, recortada no período de 1915 a 1925. O objetivo é destacar como os discursos publicitários veiculados no periódico proporcionam uma compreensão mais profunda da construção da imagem do corpo feminino saudável, articulando as funções de ser mãe e esposa. Esse corpo é permeado por discursos midiáticos que buscavam moldar o comportamento da mulher moderna, definindo como ela deveria ser, parecer e qual seria seu papel no contexto de consolidação da República, percebida como sustentáculo moral da família. Nessa perspectiva, utilizando a abordagem teórica da Nova História Cultural, a pesquisa reflete sobre as complexas interações entre a concepção de beleza como atributo intrínseco à feminilidade da época. Examina a educação dos corpos femininos, analisando a atuação do periódico como anunciante de produtos de beleza destinados às mulheres. Finalmente, explora a promoção de padrões femininos que incentivaram corpos saudáveis, jovens e perfeitos, alinhados aos papéis que as mulheres passavam a assumir na sociedade. Metodologicamente, esta pesquisa estabeleceu um diálogo com os seguintes referenciais: Naomi Wolf (2019), Mary del Priore (2011), Guacira Louro (2000), Michel Foucault (2014) e Peter Burke (2008).
Descrição:
SILVA, A. G. N. Corpos femininos belos e saudáveis na Revista Feminina (1915-1925). 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.