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A discussão sobre a mulher negra no Brasil é muito importante em virtude do fato de ainda existir preconceito e discriminação para este grupo social no cenário brasileiro. Nesse contexto, apresentamos um olhar sobre a mulher negra a partir do texto literário, apontando a obra literária como um meio educador nas aulas de história e uma ferramenta que abre novas possibilidades de leitura histórica sobre as mulheres negras escravizadas. A partir dessa conjuntura, este trabalho tem como objetivo analisar a representação da mulher negra no contexto colonial, por meio da obra literária A História de Malikah (2017), enfatizando a contribuição desta para o ensino de história e cultura afro-brasileira na escola. Como base teórica, referenciamo-nos
com autores como Josef (2005), Albuquerque Júnior (2007), Pesavento (2012), Figueiredo (1993) e Bittencourt (2008). A metodologia se constitui de uma análise bibliográfica, documental e de interpretação histórica e literária da obra citada, tomando como fonte o romance produzido por Marina Carvalho (2017). Pretende-se,
neste trabalho, demonstrar a importância das narrativas literárias sobre a mulher negra e como, através delas, pode-se pensar em uma nova possibilidade de estudo e ensino de História, partindo do estudo acerca da história e da literatura como possibilidades de diálogos para a sala de aula, apresentando uma proposta
pedagógica em formato de cartilha para jovens do ensino médio e articulando a aula
de História e o ensino à questão da invisibilidade da mulher negra. Para tanto, é possível, a partir da obra literária elencada, que a História torne o local da mulher negra como resistente, lutadora e protagonista da sua história, desconstruindo estereótipos negativos a respeito da mulher negra, que foi colocada como inferior e
passiva ao sistema escravocrata. |
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