Resumo:
O presente estudo relata as experiências ocorridas durante o estágio supervisionado III, realizado entre os meses de abril e junho de 2023, como parte do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Durante esse período, foram implementadas atividades em uma turma do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Dr Cunha Lima, localizada em Remígio- PB. No âmbito do projeto de intervenção, foram adotadas atividades lúdicas na forma de jogos, com o propósito de estimular o interesse dos alunos pela disciplina e superar desafios como ruídos excessivos, desatenção e falta de participação. A turma em questão era composta por 33 alunos, com idade entre 15 e 19 anos. Os resultados da pesquisa indicam que abordagens lúdicas se mostraram eficazes para estimular o interesse dos alunos, melhorar a participação em sala de aula e alcançar resultados positivos, promovendo uma participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Conclui-se, assim, que o estágio supervisionado desempenha um papel crucial na formação docente dos futuros professores. Além de proporcionar uma imersão na realidade escolar, esse estágio possibilita ao estagiário desenvolver uma análise crítica e reflexiva do planejamento das aulas, buscando novas metodologias que estimulem a participação ativa dos alunos, promovam a construção do conhecimento e despertem o interesse pelo aprendizado da geografia.
Descrição:
SILVA, A. P. O. A importância do estágio supervisionado para formação docente: a contribuição de atividades lúdicas no ensino de geografia. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.