Resumo:
O RPG de mesa é conhecido por promover narrativas colaborativas e estimular a imaginação, mas encontrar participantes e um mestre competente pode ser difícil. Para resolver esse problema, foram treinados modelos de linguagem para Criação de Resumos de Aventuras e Geração de personagens fictícios, visando melhorar a experiência dos jogadores e aliviar a carga do mestre do jogo. A principal motivação para o treinamento dos modelos de linguagem foi para aprimorar o desempenho do Game Master Chatbot, uma ferramenta que desempenha o papel de mestre. O objetivo deste projeto é que o Game master Chatbot e os modelos de linguagem fossem projetados como ferramentas viáveis para as narrativas de RPG e condução do jogo, facilitando a organização das mesas, reduzindo o tempo de preparo e tornando a experiência mais atrativa. Nesse contexto, o treinamento de modelos de linguagem para desempenhar funções diferentes de um mestre de RPG mostrou-se promissor para suprir as necessidades de geração de informações direcionadas. O estudo concentra-se em Large Language Models (LLMs), que lidam com diversas tarefas e mantêm o contexto narrativo, atendendo às interações dos jogadores. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. A metodologia envolveu coleta de dados, treinamento dos modelos, desenvolvimento do Chatbot e avaliação das ferramentas. A coleta de dados automatizada e os modelos de linguagem treinados por fine-tuning utilizaram a plataforma de inteligência artificial da OpenAI. Os resultados foram avaliados por meio de entrevistas com avaliadores selecionados, indicando uma boa eficácia das ferramentas. A pesquisa e análise dessas ferramentas forneceram orientações para futuras melhorias e implementações.
Descrição:
GOMES, Chris. DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT E TREINAMENTO DE MODELOS DE
LINGUAGEM PARA A FUNÇÃO DE MESTRE DE RPG. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Patos, 2024.