dc.contributor.author |
Silva Gomes, Chris Ruan da |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-23T11:08:42Z |
|
dc.date.available |
2024-05-23T11:08:42Z |
|
dc.date.issued |
2024-03-22 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 005.13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31592 |
|
dc.description |
GOMES, Chris. DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT E TREINAMENTO DE MODELOS DE
LINGUAGEM PARA A FUNÇÃO DE MESTRE DE RPG. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O RPG de mesa é conhecido por promover narrativas colaborativas e estimular a imaginação, mas encontrar participantes e um mestre competente pode ser difícil. Para resolver esse problema, foram treinados modelos de linguagem para Criação de Resumos de Aventuras e Geração de personagens fictícios, visando melhorar a experiência dos jogadores e aliviar a carga do mestre do jogo. A principal motivação para o treinamento dos modelos de linguagem foi para aprimorar o desempenho do Game Master Chatbot, uma ferramenta que desempenha o papel de mestre. O objetivo deste projeto é que o Game master Chatbot e os modelos de linguagem fossem projetados como ferramentas viáveis para as narrativas de RPG e condução do jogo, facilitando a organização das mesas, reduzindo o tempo de preparo e tornando a experiência mais atrativa. Nesse contexto, o treinamento de modelos de linguagem para desempenhar funções diferentes de um mestre de RPG mostrou-se promissor para suprir as necessidades de geração de informações direcionadas. O estudo concentra-se em Large Language Models (LLMs), que lidam com diversas tarefas e mantêm o contexto narrativo, atendendo às interações dos jogadores. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. A metodologia envolveu coleta de dados, treinamento dos modelos, desenvolvimento do Chatbot e avaliação das ferramentas. A coleta de dados automatizada e os modelos de linguagem treinados por fine-tuning utilizaram a plataforma de inteligência artificial da OpenAI. Os resultados foram avaliados por meio de entrevistas com avaliadores selecionados, indicando uma boa eficácia das ferramentas. A pesquisa e análise dessas ferramentas forneceram orientações para futuras melhorias e implementações. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Santos de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Game Master Chatbot |
pt_BR |
dc.subject |
RPG |
pt_BR |
dc.title |
DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT E TREINAMENTO DE MODELOS DE LINGUAGEM PARA A FUNÇÃO DE MESTRE DE RPG. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |