dc.contributor.author |
Araújo, Jeovani José Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-23T21:40:03Z |
|
dc.date.available |
2024-05-23T21:40:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-04-05 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 513.93 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31596 |
|
dc.description |
ARAUJO,J. J. S. Matemática financeira em documentos oficiais da educação: pontos e contrapontos no escopo brasileiro. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Parece que, no âmbito das políticas educacionais do Brasil, os documentos oficiais
que regem o ensino, a aprendizagem e a relação biunívoca entre eles foram
elaborados considerando pontos e contrapontos específicos no seio cultural,
histórico e social da nação. No entanto, é necessário revisitar tais documentos a fim
de entender a importância da Matemática na formação social e política. Posto isso,
essa investigação trata a Matemática sob a perspectiva do que é/deveria ser
ensinado nas escolas brasileiras. Cordeiro (2018); Cunha (2020) e Silva Júnior
(2020) corroboram teórico-metodologicamente sobre a importância do ingresso da
matemática financeira no ensino, sobretudo na Educação Básica.Posto isso,
investigou-se, a partir da inquietação sobre a abordagem da educação financeira
nos documentos oficiais, os pontos e contrapontos no escopo brasileiro diante de
uma perspectiva política. Por meio de uma pesquisa documental teve-se como
objetivo: analisar das inserções da Educação Financeira nos documentos oficiais
brasileiros que tangenciam aspectos ligados à educação básica, sendo eles:
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Conclui-se que (i) a discussão sobre a BNCC e os PCNs da área da
Matemática que contemplam as relações de saberes diversificados, como a
educação financeira, no âmbito escolar, especialmente no ensino de base para os
anos de ensino médio; (ii) as análises dispostas levam a compreender que os textos
que compõem os PCNs entendem a importância da pluralidade do ensino da
Matemática e mais ainda quando ela está alinhada ao interesse público, como o
caso da educação financeira, que ajuda e impulsiona conhecimentos na esfera
social; (iii) Tanto nos PCNs, quanto na BNCC não há um mergulho mais efusivo na
seara político-social, evidenciando a escassez da abordagem enquanto
protagonismo da Educação Financeira. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais |
pt_BR |
dc.title |
Matemática financeira em documentos oficiais da educação: pontos e contrapontos no escopo brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |