dc.contributor.author |
Morais, Denise Rafaele Meneses de |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-24T13:25:46Z |
|
dc.date.available |
2024-05-24T13:25:46Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31608 |
|
dc.description |
MORAIS, D. R. M. A educação inclusiva e ensino da geografia: (re)pensando a formação inicial docente na UEPB, campus I. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba , Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A questão da educação inclusiva no Brasil, inserida na escola pública, não é prioridade e não é dada a devida importância e dedicação suficiente para essa modalidade de ensino. Apesar de essa questão nos últimos anos apresentar esforços e empenhos notórios através de reflexões, debates e discussões e até mesmo de um aumento significativo nas políticas públicas direcionadas no intuito de desenvolver as habilidades intelectuais e cognitivas do alunado com necessidades especiais, é ao vivenciar na realidade cotidiana da sala de aula como esse processo ainda precisa ser bastante melhorado para que possamos presenciar uma aprendizagem inclusiva e significativa para esse aluno com necessidade de atendimento educacional especializado. O objetivo deste estudo foi analisar a formação inicial docente no curso de Licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus I com relação a educação inclusiva no intuito de planejar ações que visem facilitar o trabalho docente ao se deparar com o alunado com necessidade de atendimento educacional especializado. No que refere-se a metodologia, foi utilizado aplicação de questionários qualitativos direcionados a alunos do 6º ao 9° período do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. Como resultado da pesquisa, observou-se que na grande maioria, os entrevistados não consideram-se preparados para lidar com a educação inclusiva no futuro em sala de aula pois, segundo suas respostas ao questionário, sentiram falta de uma melhor preparação durante a formação acadêmica para isso. A partir disso percebemos que mesmo com o aumento do interesse no assunto em questão as universidades ainda precisam melhorar os seus cursos de formação de docentes voltados para essa modalidade de ensino para que seja possível uma melhoria na formação e qualificação profissional para assim, oferecer uma educação inclusiva de qualidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Jordânia Alyne Santos Marques. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
A educação inclusiva e ensino da Geografia: ( re) pensando a formação inicial docente na UEPB, campus I |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |