Resumo:
A pesquisa aqui apresentada tem por finalidade discutir o uso das metodologias ativas e das competências socioemocionais no ensino de História na rede municipal de Riachão do Bacamarte. Os autores aqui citados serão enfáticos em citar sobre a importância desses novos métodos e de como auxilia o professor em sala de aula. Nos guiam em facilitar o processo de ensino, como uma ferramenta poderosa na educação brasileira, facilitando uma evolução benéfica no progresso educacional. Será analisada algumas aulas como fontes, todo o processo de investigação ocorreu por meio das turmas da escola Deolinda Maria Do Amaral, e diversas produções do embasamento teórico científico, dentre eles estão: Paulo Freire, Moran e Berbel, dentre outros teóricos que discutem sobre ensino de História. A devida pesquisa teve como resultado a amplitude de conhecimento dos alunos em história, a melhora nas relações aluno/professor, a afirmação das metodologias ativas como alternativa no ensino de História e grande engajamento dos alunos nas aulas através dessa educação transformadora.
Descrição:
SANTOS, T. M. V. O uso de metodologias ativas e as competências socioemocionais no ensino de história em Riachão do Bacamarte. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.