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A formação docente é marcada por uma gama de saberes advindos da correlação
entre os conhecimentos teóricos e a experiência prática. Este aspecto, em maior ou
menor grau, se estabelece no exercício professoral de maneira complexa e unificada,
sendo – na maior parte dos casos – fator preponderante para a construção de um
processo de ensino e aprendizagem significativo na escola. No caso da formação e
prática docente, toda e qualquer reflexão que gire em torno da edificação de formas
de atuação mais significativas para os alunos, se apresenta como imprescindível e
deve ser uma diligência permanente para os professores. É considerando essa linha
de raciocínio, que neste trabalho busca-se enquanto objetivo geral refletir acerca da
formação do professor-pesquisador de Geografia no contexto do estágio
supervisionado. Dessa forma, utiliza-se como base a experiência obtida através das
atividades desenvolvidas nos componentes de Estágio Supervisionado em Geografia
II (ESG II) e Estágio Supervisionado em Geografia III (ESG III), ambos de regência,
ofertados pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual
da Paraíba, Campus I. Os referidos estágios foram realizados nos períodos 2022.1 e
2022.2, respectivamente, nas escolas Estanislau Eloy e Dr. Cunha Lima, ambas
localizadas na cidade de Remígio – PB. O ESG II, tem como foco a regência no ensino
fundamental II e o ESG III, objetiva a regência no ensino médio. Em ambas as
experiências, a intervenção realizada almejou vivenciar o estágio docente como
campo de pesquisa e de formação para uma prática inovadora centrada nos
pressupostos referenciais do professor-pesquisador. Neste sentido, observa-se que o
estágio de regência se constitui como um espaço importante para o desenvolvimento
de habilidades necessárias à formação do professor, e, ainda, um momento para
analisar, questionar e refletir acerca da atividade docente. Para tanto, partiu-se de uma
metodologia de pesquisa qualitativa, que levou em consideração a análise das
experiências obtidas nos campos de estágio nos níveis fundamental e médio. Em
relação à teoria, aportamos nosso escrito nas contribuições de Cacete (2013a;
2013b), Pimenta (1997;2006), Cassab (2009), Sacristán (1999), entre outros, de
acentuada relevância na área. Os resultados indicam a necessidade de reflexão
constante e intervenções no processo de ensino e aprendizagem, de modo que este
se torne significativo para todos alunos. |
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