dc.description.abstract |
O presente artigo resulta de uma observação participante com registros documentais,
prints de tela do Google Meet e relatos orais, coletados em entrevista semiestruturada,
dos estudantes secundaristas (ensino fundamental e médio) no processo de
implementação de um Grêmio Estudantil na Escola Cidadã Integral Professor Itan
Pereira, em Campina Grande-PB. Por meio de uma ação de extensão da Universidade
Estadual da Paraíba, que foi integrada ao componente eletivo criado pelos
professores de Sociologia e História da escola, no período da pandemia, com
atividades remotas desenvolvidas com estudantes líderes de turma do ensino
fundamental e médio. Os encontros do componente eletivo Grêmio e Protagonismo
aconteceram no formato remoto no segundo semestre de 2021 e o acompanhamento
das ações do grêmio após a sua criação, ocorreu ao longo do ano de 2022. Os
estudantes secundaristas possuem poucas oportunidades de terem voz ativa nos
processos decisórios que venham a contribuir com sua construção enquanto cidadãos
críticos, conhecedores de todos os seus direitos e deveres; além disso, a proposta do
componente eletivo integrou a formação política ao ensino de sociologia na escola. A
pesquisa bibliográfica destaca os processos democráticos de participação política dos
estudantes, dando ênfase à sua participação nos movimentos estudantis e sociais, e
no processo de redemocratização brasileiro, no qual, o protagonismo estudantil se
destacou desde 1937 com a fundação da UNE. A participação dos estudantes por
meio do movimento estudantil nos espaços de disputa de poder, e sua representação
nos Grêmios, se tornaram relevantes para sua formação cidadã. A pesquisa de campo
por meio da observação participante nos revela, a partir dos depoimentos dos
estudantes, a importância da criação e consolidação do Grêmio na ECI Professor Itan
Pereira. |
pt_BR |