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A sociologia e o protagonismo dos estudantes: uma análise da implementação do grêmio estudantil da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira

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dc.contributor.author Silva, Gabriel Bezerra da
dc.date.accessioned 2024-05-24T14:03:53Z
dc.date.available 2024-05-24T14:03:53Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 301
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31615
dc.description SILVA, G. B. A sociologia e o protagonismo dos estudantes: uma análise da implementação do grêmio estudantil da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira. 31 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo resulta de uma observação participante com registros documentais, prints de tela do Google Meet e relatos orais, coletados em entrevista semiestruturada, dos estudantes secundaristas (ensino fundamental e médio) no processo de implementação de um Grêmio Estudantil na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, em Campina Grande-PB. Por meio de uma ação de extensão da Universidade Estadual da Paraíba, que foi integrada ao componente eletivo criado pelos professores de Sociologia e História da escola, no período da pandemia, com atividades remotas desenvolvidas com estudantes líderes de turma do ensino fundamental e médio. Os encontros do componente eletivo Grêmio e Protagonismo aconteceram no formato remoto no segundo semestre de 2021 e o acompanhamento das ações do grêmio após a sua criação, ocorreu ao longo do ano de 2022. Os estudantes secundaristas possuem poucas oportunidades de terem voz ativa nos processos decisórios que venham a contribuir com sua construção enquanto cidadãos críticos, conhecedores de todos os seus direitos e deveres; além disso, a proposta do componente eletivo integrou a formação política ao ensino de sociologia na escola. A pesquisa bibliográfica destaca os processos democráticos de participação política dos estudantes, dando ênfase à sua participação nos movimentos estudantis e sociais, e no processo de redemocratização brasileiro, no qual, o protagonismo estudantil se destacou desde 1937 com a fundação da UNE. A participação dos estudantes por meio do movimento estudantil nos espaços de disputa de poder, e sua representação nos Grêmios, se tornaram relevantes para sua formação cidadã. A pesquisa de campo por meio da observação participante nos revela, a partir dos depoimentos dos estudantes, a importância da criação e consolidação do Grêmio na ECI Professor Itan Pereira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Iolanda Barbosa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Movimentos estudantis pt_BR
dc.subject Grêmio estudantil pt_BR
dc.subject Protagonismo pt_BR
dc.title A sociologia e o protagonismo dos estudantes: uma análise da implementação do grêmio estudantil da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira pt_BR
dc.type Other pt_BR


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