dc.description.abstract |
O presente artigo tem o intuito de abordar como o ensino de Sociologia é aplicado a partir da reforma do ensino médio pela Lei 13.415/2017. Para isso, foi feita uma breve trajetória histórica de como a Sociologia foi inserida no ensino básico, desde a sua introdução, com a Reforma Benjamin Constant, em 1890, até os dias atuais. Tomou-se, para fins de investigação, a escola estadual de ensino regular Ademar Veloso Silveira – localizada no bairro Bodocongó, em Campina Grande (PB) –, considerando a implementação da Lei do Novo Ensino Médio (NEM) e a BNCC de 2018, em que todas as escolas no Brasil precisaram se adaptar a uma nova realidade curricular, inclusive aquelas que permaneceram com o ensino regular. Para tanto, este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o qual realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, e, como método de coleta, um levantamento bibliográfico acerca de documentos de lei e resoluções do estado da Paraíba, com enfoque no nível médio de escolaridade desse colégio. Analisou-se como as diretrizes curriculares abordam a Sociologia nas escolas regulares e integrais e compreendeu-se que, mesmo permanecendo a obrigatoriedade desse componente curricular nas três séries do ensino médio, lacunas foram identificadas na proposta curricular do ensino médio de 2020 do estado da Paraíba em relação à interpretação de como operacionalizá-la. Concluiu-se ser possível enxergar a desvalorização da Sociologia em âmbito nacional, embora todo o movimento tenha sido feito para apresentar sua necessidade e importância, mostrando que a Sociologia não é apenas necessária ao exercício da cidadania, mas também à formação integral do estudante enquanto ser político e crítico. |
pt_BR |