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O ensino de sociologia e o Novo Ensino Médio (NEM): um estudo de caso da Escola Ademar Veloso Silveira

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dc.contributor.author Moura, Michelly Dayane Araujo de
dc.date.accessioned 2024-05-27T11:25:39Z
dc.date.available 2024-05-27T11:25:39Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.other CDD 301
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31620
dc.description Moura, M. D. A. de. O ensino de sociologia e o Novo Ensino Médio (NEM): um estudo de caso da Escola Ademar Veloso Silveira. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem o intuito de abordar como o ensino de Sociologia é aplicado a partir da reforma do ensino médio pela Lei 13.415/2017. Para isso, foi feita uma breve trajetória histórica de como a Sociologia foi inserida no ensino básico, desde a sua introdução, com a Reforma Benjamin Constant, em 1890, até os dias atuais. Tomou-se, para fins de investigação, a escola estadual de ensino regular Ademar Veloso Silveira – localizada no bairro Bodocongó, em Campina Grande (PB) –, considerando a implementação da Lei do Novo Ensino Médio (NEM) e a BNCC de 2018, em que todas as escolas no Brasil precisaram se adaptar a uma nova realidade curricular, inclusive aquelas que permaneceram com o ensino regular. Para tanto, este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o qual realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, e, como método de coleta, um levantamento bibliográfico acerca de documentos de lei e resoluções do estado da Paraíba, com enfoque no nível médio de escolaridade desse colégio. Analisou-se como as diretrizes curriculares abordam a Sociologia nas escolas regulares e integrais e compreendeu-se que, mesmo permanecendo a obrigatoriedade desse componente curricular nas três séries do ensino médio, lacunas foram identificadas na proposta curricular do ensino médio de 2020 do estado da Paraíba em relação à interpretação de como operacionalizá-la. Concluiu-se ser possível enxergar a desvalorização da Sociologia em âmbito nacional, embora todo o movimento tenha sido feito para apresentar sua necessidade e importância, mostrando que a Sociologia não é apenas necessária ao exercício da cidadania, mas também à formação integral do estudante enquanto ser político e crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Iolanda Barbosa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.subject Escolas regulares pt_BR
dc.subject Diretrizes curriculares pt_BR
dc.title O ensino de sociologia e o Novo Ensino Médio (NEM): um estudo de caso da Escola Ademar Veloso Silveira pt_BR
dc.type Other pt_BR


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