dc.description.abstract |
O solo é um elemento do ecossistema terrestre essencial por desempenhar um papel fundamental na relação com os demais componentes da natureza. Ele funciona como um filtro e reservatório de água proveniente das chuvas e também, reserva natural de vários elementos químicos e serve de suporte para o desenvolvimento de todas as formas de vida. O objetivo do presente estudo foi promover o uso de metodologias ativas de ensino para abordar a temática solos nas aulas de Geografia do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barbosa Monteiro, Ingá-PB. A presente pesquisa partiu do pressuposto de caráter qualitativa, do tipo estudo de caso. A unidade escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barbosa Monteiro, especificamente em duas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Participaram do estudo um total de 43 alunos. As aulas práticas sobre manejo e conservação do solo ocorreram durante 1 mês, foram realizados 4 encontros com os alunos 1 vez por semana com 2 aulas que totalizaram 90 minutos. Em primeiro momento, foram usados com os alunos: Slides de apresentação sobre a morfologia do solo, preservação do solo, fatores e processos de formação do solo. Em segundo momento: foi confecionado junto aos alunos um simulador de erosão com matérias recicláveis, onde puderam analisar como ocorre a erosão pluvial, sendo utilizadas 3 amostras de solos em situações de cobertura vegetal diferentes. Em um terceiro momento, foi realizada a aula de campo sobre manejo e conservação do solo em um plantio de algodão orgânico localizado no Município de Ingá-PB. No quarto e último momento foi realizado uma oficina com Geotintas, o que consistiu em um experimento do qual os alunos coletaram os solos de pigmentação diferentes e misturamos com cola para serem utilizados como tinta sob a tela. Dessa maneira, foi possível constatar no decorrer das práticas com os alunos o quão é relevante a identificação do solo como recurso natural e a cobertura vegetal tem um preponderante papel na sua conservação e o quanto o desmatamento e as atividades humanas interferem no seu processo natural. A aula de campo é de fundamental dentro das aulas da geografia, proporcionou aos estudantes um olhar diferenciado sobre o conteúdo trabalhado, o que facilitou unir a teoria com a prática. A vivência na prática torna os conteúdos, com um melhor nível de compreensão e assimilação. Por fim, conclui-se que as aulas práticas bem trabalhada cientificamente é uma metodologia de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade, permitindo que o aluno questione a teoria, ou seja, o que é visto em sala de aula e em livros didáticos, com uma visão mais crítica e reflexiva e muitas vezes tirando suas próprias conclusões do objeto em estudo. |
pt_BR |