Resumo:
Este artigo é fruto do relatório do componente curricular Estágio III, em que foram
trabalhados assuntos da subárea da Sociologia, a Sociologia Urbana, com os(as)
estudantes do 3º ano A de Edificação, nível Médio e Técnico, integrado no Instituto
Federal da Paraíba, campus Campina Grande. O objetivo deste trabalho é apresentar a
cidade como local de aprendizagem, aproximando os assuntos teóricos clássicos e os
conceitos da Sociologia Urbana ao cotidiano dos(as) estudantes. Para fazer uma
descrição densa desse processo, foi utilizada a Etnografia urbana, sendo uma pesquisa
de observação participante. Para comprovar a possibilidade de conectar os assuntos
clássicos e seus conceitos da Sociologia Urbana ao cotidiano estudantil, foram
produzidos pelos discentes vídeos do trajeto escolar até suas residências e depois
correlacionados com os assuntos trabalhados no bimestre. É a partir dos resultados
desses vídeos e entrevistas com os(as) alunos que justifico a importância de apresentar
para os(as) estudantes a cidade como um espaço que produz e reproduz a sociedade, e
por isso é necessário um olhar mais criterioso sobre esses espaços urbanos.
Descrição:
MOURA, I. O. C. A cidade como lócus de aprendizagem: uma etnografia urbana do campo de estágio em sociologia no Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Campus Campina Grande). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.