Resumo:
O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial da aplicação de músicas para o ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos sobre a região Nordeste, em uma turma do 7° ano, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Machado de Assis, localizada no município de Lagoa Seca, Paraíba. A pesquisa possui natureza qualitativa, apoiando-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na observação e na pesquisa-ação pelo pesquisador/professor da turma envolvida nos meses de setembro e outubro de 2023, além da elaboração e implementação de práticas didático-pedagógicas, protagonizadas pelo uso do recurso midiático música, mediante o intuito de romper com os encaminhamentos do ensino tradicional, estimulando os estudantes ao aprendizado do ensino da Geografia. A partir dos resultados encontrados, foi possível verificar nas músicas regionais, a capacidade de serem fomentadoras no ensino da Região Nordeste uma vez que, por meio delas, os alunos conseguiram alcançar os objetivos das aulas, além de fomentar a dinâmica da turma no decurso das aulas, proporcionando um ambiente agradável e instigante, facilitando os debates e a realização dos exercícios propostos.
Descrição:
NASCIMENTO, J. I. Y. do. O uso da música como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em geografia: uma experiência a partir do estudo da região Nordeste do Brasil no 7º ano do ensino fundamental. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.