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Política pública de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): um estudo de caso na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba

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dc.contributor.author Balbino, Thaína Rocha
dc.date.accessioned 2024-05-27T17:20:15Z
dc.date.available 2024-05-27T17:20:15Z
dc.date.issued 2024-03-06
dc.identifier.other CDD 351
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31652
dc.description BALBINO, T. R. Política pública de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): um estudo de caso na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como finalidade a realização de uma análise das políticas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na Paraíba, iniciando a partir da identificação do início da política, a partir da concepção do Plano Estadual de Educação até a implementação do Programa de Escola Cidadã Integral. Destaca-se a evolução dessas iniciativas, considerando principalmente os desafios enfrentados pelo estado na expansão e consolidação do ensino médio em tempo integral. Sobre os aspectos metodológicos, foi adotada a abordagem qualitativa, através da realização de um estudo de caso. Já em relação aos procedimentos de coleta e tratamento de dados podemos classificar esse estudo como uma pesquisa bibliográfica e documental (leitura da legislação vigente, artigos científicos, material de orientação produzido pela própria Secretaria de Estado da Educação da Paraíba sobre o objeto estudado). Os resultados apontam os progressos notáveis com a implementação das Escolas Cidadãs Integrais: o modelo pedagógico, por um lado, busca proporcionar aos estudantes paraibanos uma formação abrangente, indo além do acadêmico, incluindo competências socioemocionais e cidadãs. Contudo, desafios como infraestrutura, recursos, formação docente e gestão escolar são destacados. Por fim, sugere-se que estudos futuros aprofundem a avaliação da eficácia dessas escolas, incluindo dimensões socioemocionais e cidadãs, sendo investigado aspectos como: satisfação dos professores, pais e alunos, além de considerar as práticas de outras regiões a fim de impulsionar a implementação e desenvolvimento do EMTI na Paraíba. O caminho para a excelência educacional requer um desenvolvimento contínuo, a fim de superar desafios, consolidando a Paraíba como referência na transformação educacional brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Heverton Felinto Pedrosa de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Educação pública pt_BR
dc.subject Ensino Médio em Tempo Integral pt_BR
dc.title Política pública de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): um estudo de caso na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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