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A inserção das mulheres nas artes visuais é um processo que ocorreu paulatinamente,
pois elas passam de figuras representadas através do olhar masculino para figuras que
representam como protagonistas da própria história. Dito isso, o objetivo geral deste trabalho
é refletir sobre a produção artística feminina a partir das artes elaboradas por mulheres na
Central de Aulas Paulo Freire, prédio do campus I da Universidade Estadual da Paraíba, a
partir do Projeto Ateliê Aberto. Para tanto, dialogamos com a história cultural e história da
arte, articulando a história das mulheres e gênero. A metodologia parte de pesquisa qualitativa
mediante uma investigação bibliográfica e documental. Utilizamos, como base teórica, José
d'Assunção Barros (2003), Sandra Pesavento (2012), Joan Scott (1989), Margareth Rago
(1995,1998), Joana Maria Pedro (2011, 2012), Teixeira (2019) et al., Heilborn (1999) e Sorj
(1999), Amaral (2018) e Alves (2018), Gonçalves (2006), Souza (2017), Zamperetti (2017) e
Dauphin et al. (2001), Tedeschi (2012), Mourato (2015), Macedo (2014)., Linda Nochlin
(2016), Clementino (2009), Gombrich (1999), Loponte (2008), Luna (2021) e Oliveira
(2013). As fontes utilizadas foram bibliográficas e documentais a partir da análise qualitativa
das telas selecionadas. A pesquisa possibilita perceber como os distintos espaços foram
construídos para homens e mulheres ao longo da história, partindo das diferenças sexuais
percebidas entre os sexos refletindo sobre o lugar e a contribuição das mulheres no campo
artístico que, por muito tempo, foi predominantemente masculino. Além disso, foi possível
auxiliar o entendimento da complexidade das relações de gênero que envolve a esfera da arte,
bem como propiciar a compreensão da arte como ferramenta de pesquisa para a compreensão
da cultura, representação, imaginário e sensibilidade de cada período histórico. |
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