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A busca por profissionais qualificados, detentores de conhecimentos teóricos, habilidades e atitudes adequadas torna-se imprescindível para o alcance dos objetivos institucionais de uma organização. Os talentos humanos configuram-se como verdadeiros agentes de transformação, impulsionando a inovação, a produtividade e a resiliência organizacional. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) fundamentais para que um servidor público possa atuar como um Investigador Preliminar na área da Administração Penitenciária. Sabe-se que a investigação preliminar é uma fase inicial no processo de apuração de infrações disciplinares no âmbito do sistema prisional, de modo que este profissional deve reunir informações e documentos relevantes para identificar a autoria e materialidade do fato que está sob investigação. Assim, diante da natureza das irregularidades a serem examinadas, é primordial o desenvolvimento de critérios objetivos de recrutamento e seleção de profissionais capacitados e com as competências necessárias para realizar atividades como correições, inspeções, auditorias e investigações, assegurando o cumprimento da legislação vigentes. Sobre o aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, a partir da análise de normas vigentes, doutrinas, manuais governamentais e artigos científicos, além de estudo de caso em uma Secretaria Estadual brasileira. Buscou-se analisar as relações sociais entre o profissional e a instituição, destacando a importância da ética, da comunicação clara e assertiva, da colaboração e da liderança para o sucesso profissional. Os resultados obtidos revelaram a importância da Administração Penitenciária em constituir uma equipe eficiente e comprometida com a apuração de possíveis transgressões disciplinares praticadas por servidores, bem como permitiram a elaboração de dois formulários para serem utilizados no recrutamento e seleção de investigadores preliminares, formando, assim, o perfil profissiográfico desejado. Como conclusão, a pesquisa revela a imprescindibilidade de selecionar e recrutar profissionais com alto potencial para a função de Investigador Preliminar, propondo uma avaliação padronizada e objetiva, que consiga evidenciar os conhecimentos, habilidades e atitudes almejados pela Administração Pública. |
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