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A partir do ano de 1990, diversas discussões acerca da temática inclusão foram
iniciadas nas esferas sociais e educacionais. Com isso, a pauta de inclusão do surdo
no ensino regular passa a ser delineada em âmbito educacional, a partir de leis na
perspectiva da educação inclusiva, evidenciando o que deve ser considerado
conforme as singularidades. Desde então, o que é previsto para ocorrer mediante o
projeto de educação inclusiva se perdura; todavia, num campo de relações
contraditórias, conflituosas e desafiantes, especialmente para o (a) professor (a) que
não possui formação adequada, implicando de forma direta no seu trabalho docente.
Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias
didáticas para fins de inclusão do aluno surdo em sala de aula do 2º ano do ensino
fundamental, desenvolvidas por uma profissional que atua em uma escola da rede
municipal de ensino regular da cidade de Guarabira - PB. Quanto à metodologia de
pesquisa, esta se caracteriza por ser de abordagem qualitativa, de caráter
interpretativo e se classifica como um estudo de caso, durante o qual optamos,
como instrumentos de coleta de dados, por uma observação sistemática in loco com
aplicação de um questionário com a colaboradora do nosso estudo. O referencial
teórico teve como base os pressupostos, principalmente, dos seguintes autores:
Goldfeld (2002), Strobel (2009), Lacerda (2006), Mantoan (2003), Quadros (2004)
dentre outros. Os resultados apontam que as estratégias de ensino desenvolvidas
para inclusão do aluno surdo estão diretamente ligadas à formação docente e
necessitam de considerações pontuais, tais como: a compreensão dos
conhecimentos prévios do aluno surdo como meio de mediar o ensino e
aprendizagem, identificação das especificidades do aluno, o uso de estratégias
metodológicas como experiências visuais, o lúdico, o conhecimento sobre a história
do surdo bem como os principais métodos de ensino existentes. |
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