Resumo:
Mulheres têm desempenhado papéis importantes na história, porém muitas de suas contribuições foram apagadas, refletindo desigualdades de gênero. Isso é notável na história das matemáticas, onde mulheres são frequentemente negligenciadas, tanto em registros históricos quanto na valorização de seus conhecimentos e contribuições. O interesse em compreender o silenciamento das mulheres nesse campo despertou da necessidade em (re)conhecer suas contribuições nos espaços escolares. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa que foi conduzida na Educação Básica da rede pública de Coremas-PB e no Ensino Superior, no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Governador Antônio Mariz em Patos-PB. A amostra incluiu alunos do ensino fundamental, médio e superior (nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Administração), totalizando 137 participantes. Fundamentou-se teórico-metodologicamente com a finalidade de entender como o apagamento das contribuições femininas na história e no contexto das matemáticas pode ser compreendido em diferentes níveis de ensino baseado em Araújo e Pinheiro (2021) e Mourão (2020). Para tanto, aplicou-se um questionário semiestruturado, organizado em duas etapas de modo a coletar dados sobre esse processo de apagamento das mulheres na história e nas matemáticas. Diante disso, concluiu-se que existem limitações na consciência e conhecimento dos estudantes sobre a presença e contribuições femininas na história e no contexto das matemáticas, evidenciando um amplo desconhecimento e percepção generalizada do apagamento feminino.
Descrição:
MATIAS, Carla Mayara Ferreira. Apagamento feminino na história e no contexto das matemáticas: contribuições silenciadas, saberes "esquecidos". 2024. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.