Resumo:
Objetivo: Analisar a atuação da enfermagem frente ao paciente ostomizado, identificando as orientações dadas e a importância das práticas educativas realizadas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura iniciada no mês de setembro de 2023. A busca na literatura foi feita nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE). Os descritores utilizados na BVS foram: “enfermagem”, “estomia”, “ostomia”, “cuidados de enfermagem” e “educação em saúde”. Na MEDLINE os descritores usados foram: “nursing”, “ostomy”, “nursing care” e “health education”. A partir da combinação dos referidos descritores, juntamente com os operadores booleanos AND e OR, foram encontrados 1.455 trabalhos. Após triagem e avaliação dos estudos, foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final da pesquisa. Resultados: Verificou-se escassez de orientações fornecidas pela equipe de enfermagem frente aos pacientes ostomizados. A atuação dos profissionais não tem suprido as necessidades desse público, acarretando frustrações e dificuldades em lidar com a ostomia após a alta hospitalar. Os pacientes apresentaram intercorrências e complicações envolvendo o estoma, pois não sabiam realizar os cuidados básicos corretamente. Os enfermeiros admitem não possuir domínio sobre o assunto. Conclusão: As práticas educativas realizadas pela equipe de enfermagem são ferramentas essenciais para o alcance da autonomia do paciente ostomizado, mas as lacunas de conhecimento dos profissionais sobre a temática tem prejudicado a assistência. A falta de orientações dos profissionais tem gerado dificuldades na realização do autocuidado.
Descrição:
SILVA, Jéssica Mendes da. Atuação educativa da enfermagem frente ao paciente ostomizado: estudo de revisão integrativa. 2024. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.